Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Agosto 2022

Cidade dos Deuses, o cartão postal de Alenquer que conserva a ancestralidade amazônica

Lembrada por sua intensa biodiversidade de fauna e flora, a região amazônica também apresenta uma extensa riqueza arqueológica das populações que viveram há mais de 500 anos, antes da colonização europeia.

Um desses locais está há 695 quilômetros de Belém e aproximadamente duas horas e meia de distância de Santarém., no Pará. Trata-se da pequena cidade de Alenquer, que conta com uma variedade de belezas naturais, como as cachoeiras do Vale do Paraíso: Véu de Noiva, Preciosa e Cachoeira Paraíso.

E nesse mesmo ambiente é possível encontrar a famosa "Cidade dos Deuses", nome que se popularizou entre moradores da região e turistas. Mas o que é a "Cidade dos Deuses"? 

Foto: Reprodução/Facebook-Cidade dos deuses

Também conhecida como Cidade de Pedra, consiste em um conjunto de formações em arenito na qual se originaram portais, colunas, grutas e outras tantas estruturas lapidadas pelo tempo e pelo vento, que parecem até desafiar as leis da gravidade.

Além das formações, existem inscrições rupestres e sítios arqueológicos com aproximadamente 11.000 anos. 

Foto: Reprodução/Instagram-cidadedosdeuses

Algumas das formações podem chegar até 5 metros de altura e se acredita que tiveram origem devido à ação dos ventos e chuvas que esculpiram as rochas de arenito. 

Foto: Reprodução/Blog Lugares Fantásticos

 Localizada a 45 quilômetros da área urbana de Alenquer, as inscrições contidas nas pedras ainda possuem origens desconhecidas para os historiadores. Porém, algumas delas contém pinturas antigas que parecem calendários. Muitas destas formações são batizadas de acordo com seus formato.

Confira algumas destas formações:

Por fim, a cidade dos Deuses é um dos principais - mais não único - atrativos de quem visita a região de Alenquer. Entretanto, se encontra em uma área de difícil acesso, com cactos e vegetação rasteira, incomuns na Amazônia.

Suas excêntricas formações arqueológicas e geológicas atraem principalmente pesquisadores e curiosos.


Veja mais notícias sobre Pará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/