Manaus 30º • Nublado
Segunda, 27 Setembro 2021

Belém confirma oito casos da nova variante do coronavírus na Capital

Na manhã desta sexta-feira, (5), a Prefeitura de Belém divulgou que pesquisadores da Universidade Federal do Pará e da Vale detectaram oito casos da nova variante brasileira do coronavírus identificada no Amazonas, na cidade de Belém. Segundo a Prefeitura, o estudo foi concluído em cinco pacientes que vieram do Amazonas e outros três da capital paraense. Um dos paciente faleceu na manhã desta sexta.

Nas redes sociais, o atual Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues fez um apelo à população para continuar dando importância  para os protocolos de segurança, que contém o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, respeitando também as determinações previstas no último decreto publicado pelo Governo do Estado.

Edmilson Rodrigues descartou um lockdown (bloqueio total das atividades na cidade). Durante coletiva de imprensa, ele afirmou que não acredita que haja essa necessidade e que o decreto estadual publicado na semana passada é o suficiente para garantir as medidas de prevenção.

Foto: Ricardo Almanajás / Secom

Dos oitos casos diagnosticados em Belém, um manaura morreu, dois belenenses tiveram sintomas leves do novo coronavírus e outros cinco pacientes (quatro de Manaus e um de Belém) evoluíram para um estado mais grave da infecção.

A Nova variante tem potencial de reinfecção

A nova variante já responde por cerca de metade das novas infecções em Manaus. Casos da nova cepa também foram detectados em São Paulo em pacientes com histórico de viagem ou residência em Manaus.

Especialistas que acompanham a evolução do novo coronavírus afirmam que a variante chamada de P.1, identificada em Manaus no começo do ano, pode ter maior potencial de transmissão. Porém, a análise exige cautela e os pesquisadores aguardam estudos conclusivos.

Uma das possibilidades avaliadas pelos cientistas é que as novas linhagens do SARS-CoV-2 podem escapar da imunidade gerada em resposta à infecção anterior. O artigo já relata que houve ao menos um caso de reinfecção em Manaus associado à linhagem P.1.


Veja mais notícias sobre SaúdePará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 27 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/