Manaus 30º • Nublado
Segunda, 26 Setembro 2022

Conheça o pequeno dragão azul: peixe que só existe no Peru

000869754W2

A natureza é pródiga na Amazônia Internacional. Em Paracas, no Peru, além de paisagens que abrigam a Reserva Nacional de Paracas, a área natural protegida mostra a riqueza do seu mar, onde foi encontrado o "pequeno dragão azul", um peixe que só existe no Peru.

O "pequeno dragão azul" (Emblemaria hudsoni) é um peixe que vive na Reserva Nacional de Paracas (RNP), cuidado e preservado por especialistas do Programa de Monitoramento Marinho Costeiro de Camisea (PMMC), que registraram a espécie. Ele se destaca por suas características, incluindo sua aparência colorida.

Foto: Reprodução/Andina Agência Peruana de Notícias

Este peixe necessita de abrigos muito particulares, tanto para machos como para fêmeas. Por exemplo, as "rochas perfuradas por conchas perfurantes ou conchas de ouriços-do-mar mortos", conforme detalhado no documentário 'Paracas: o reino do vento', promovido pelo Instituto de Rádio e Televisão do Peru e Pluspetrol, empresa operadora de Camisea.

"O macho escolhe e limpa um desses buracos, onde vai esperar a passagem de uma fêmea. Ao contrário do macho, a fêmea é menor e de coloração modesta. Ao vê-la, ele tenta impressioná-la com uma dança peculiar onde mostra suas barbatanas. Se a fêmea escolher, ela entrará no buraco para acasalar e colocar seus ovos lá. Então ela irá embora para nunca mais voltar. Assim, o macho ficará no comando do ninho até que as larvas passem a viver temporariamente no plâncton", explica o documentário.

Essa espécie faz parte das 1.500 que existem na Baía de Paracas, além de 216 aves, 36 mamíferos, 10 répteis e 168 peixes. Para promover e proteger esta área, Camisea criou o Fundo Paracas, que fornece uma quantia de 7 milhões de dólares em perpetuidade em benefício da área natural protegida.

A RNP, localizada a cerca de 3 horas de Lima na rodovia Panamericana Sur, tem uma área total de 335.000 hectares e foi criada como área natural protegida pelo Estado peruano em 25 de setembro de 1975. 


Veja mais notícias sobre Amazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 26 Setembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/