Apesar de ter sido descrita no século XVIII, não são encontrados muitos estudos na literatura científica sobre a espécie.
A Amazônia é cercada de belezas exóticas e únicas. Sua biodiversidade de fauna e flora são tão grandes que não é muito raro de se descobrir novas espécies de animais ou plantas.
Você já deve ter lido aqui no Portal Amazônia sobre a cobra que voa, a Jequitiranaboia, que é um inseto inofensivo cuja aparência lembra uma serpente com a cabeça de um jacaré.
E na mesma família está uma cigarra não muito conhecida, a cigarra rabo-de-galo, também chamada de cigarra galinho ou até mesmo cigarra lanterna.
Confira algumas curiosidades sobre o exótico bichinho:
Encontrada na Guiana Francesa, Guiana, Suriname, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia e Brasil (todos pertencentes à Amazônia Internacional), a Lydtra Ianata é uma espécie de cigarra pertencente à família Fulgoridae.
Apesar de ter sido descrita originalmente no século XVIII por Carl Linnaeus, não são encontrados muitos estudos na literatura científica sobre o inseto, principalmente em língua portuguesa.
Em relação à sua alimentação, sabe-se que cigarra rabo-de-galo se alimenta da seiva das árvores, sobretudo da marupá (Simarouba amara), encontrada nas florestas tropicais e cuja madeira é leve e com resistência mecânica e retratibilidade baixas.