Manaus 30º • Nublado
Quinta, 01 Dezembro 2022

Usina Chaminé, o centro de tratamento de esgoto que se tornou teatro em Manaus

O Centro Cultural Usina Chaminé, construído em 1910 em Manaus (AM), durante a crise do ciclo da borracha amazônica, foi feito em modelo neo-renascentista pela empresa inglesa Manaós Improviments, contratada com a finalidade de construir uma usina para tratamento de esgoto e saneamento na cidade.

O problema é que o sistema nunca funcionou e, por conta das altas taxas cobradas, em 1913 a população se revoltou e destruiu o escritório da empresa responsável pela construção, que não finalizou o sistema de serviços sanitários.

Mas o prédio ganhou nova finalidade. Seu nome é inspirado na chaminé de 24 metros que faz parte do local, tombado como Patrimônio Histórico Cultural do Amazonas em 1988. Passou a funcionar como Centro de Artes Chaminé em 1993. 

Foto: Reprodução/Facebook-Manaus de Antigamente

Alguns anos depois, o prédio passou por uma nova reforma e em 2002 recebeu o nome de Usina Chaminé. Desde então, o espaço tem abrigado exposições temporárias e eventos artísticos na intenção de preservar a memória cultural e histórica do Amazonas. 

O Teatro Chaminé, como é popularmente chamado atualmente, está localizado na Avenida Lourenço da Silva Braga – Manaus Moderna, e é uma das referências no Centro de Manaus.

Foto: Reprodução/ Manaus ontem, hoje e sempre

Como ponto turístico, além da própria história, o local abriga um bonde centenário, construído no século XX, homenageando Manaus como a terceira cidade brasileira a possuir um bonde elétrico. 

No espaço são realizados shows e exposições culturais e é aberto a visitação com entrada gratuita, funcionando de segunda-feira a sábado das 13h às 17h, e das 11h às 15h, aos domingos. 


Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 01 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/