Usina Chaminé

O prédio foi construído em 1910, pela empresa inglesa Manaós Improviments, concessionária de serviços de saneamento, com a finalidade de ser uma usina de tratamento de esgotos da cidade.  

Usina Chaminé. Foto: Michael Dantas.

O prédio foi construído em 1910, pela empresa inglesa Manaós Improviments, concessionária de serviços de saneamento, com a finalidade de ser uma usina de tratamento de esgotos da cidade. Com características neo-renascentistas, o espaço possui, ao lado direito, uma chaminé de 24 metros, construída com tijolos compactos refratários, coroada por um chapeló em ferro moldado. Por isso, ficou conhecido como Chaminé.

Tombado como Monumento Histórico do Amazonas em 1988, a edificação foi reformada em 1993, passando a funcionar como Centro de Artes Chaminé, abrigando a Pinacoteca do Estado, com exposições temporárias. Em 2002, o prédio recebeu nova reforma, já como Usina Chaminé, e foi reaberto como parte das ações do Programa de Preservação da Natureza da Memória Cultural e Histórica do Amazonas.

A Usina Chaminé dispõe, em sua área interna, de salas para exposições permanentes e temporárias, com projeção de filmes e oficinas infantis. Na aérea externa conta com uma arena para espetáculos. 

Visitantes: Cerca de 17 mil ao ano

Funcionamento
Atividades suspensas temporariamente

Endereço
Avenida Manaus Moderna, s/n – Centro – Manaus/AM

Contatos
E-mail: usinachamine@cultura.am.gov.br
Telefone: (92) 3633-3026

Fonte: https://cultura.am.gov.br/

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Parque do Utinga bate recorde de visitantes em 2024 e projeta ações para a COP30 em Belém

Até o dia 13 de dezembro, mais de 470 mil pessoas passaram pela Unidade de Conservação (UC), superando em 40 mil o total registrado no mesmo período de 2023.
Publicidade

Leia também

Publicidade