Manaus 30º • Nublado
Sábado, 13 Agosto 2022

Entenda porquê o tempo muda tão rápido em Manaus

Entenda porquê o tempo muda tão rápido em Manaus

É muito comum ouvir que "o tempo de Manaus é confuso". Quem mora na capital amazonense já viu "o tempo mudar" várias vezes de ensolarado para chuva forte "de uma hora para outra". E, em alguns casos, o sol até volta à brilhar depois de um breve "toró" (como são popularmente chamadas as chuvas fortes e rápidas). Mas por que isso acontece? 

O Portal Amazônia procurou uma resposta e o doutor em Meteorologia e Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Lyncon Alves, ajudou a entender esse acontecimento.

Foto: Orlando Júnior/Acervo Rede Amazônica AM

Para compreender melhor o assunto, é necessário primeiro entender que clima e tempo são diferentes. Quando uma região possui duas estações ao longo do ano, refere-se ao clima. Quando se fala de tempo, trata-se de oscilações momentâneas, as condições meteorológicas no momento em que são observadas, por exemplo: ao se constatar que hoje choveu e amanhã vai fazer sol, estamos nos referindo ao tempo. 

"Para a Meteorologia, o tempo representa o comportamento, de curto prazo, dos fenômenos atmosféricos (precipitação, temperatura, umidade, vento, etc). O clima refere-se ao comportamento dos fenômenos atmosféricos em períodos de médio e longo prazos", resume Lyncon Alves.

Assim, uma das explicações para essa mudança no tempo em Manaus, é próprio clima da Amazônia.

"O clima da Amazônia é resultado de uma complexa interação entre as características fisiográficas (vegetação, relevo, solos, rios), temperatura da superfície do mar, dos oceanos Atlântico e Pacífico e a própria localização geográfica. A floresta exerce uma forte influência nas condições climáticas, principalmente as chuvas. Devido estar localizada nos trópicos, há pouca variação das temperaturas, as chuvas tem uma maior variabilidade, o que passa a percepção de duas estações do ano (chuvosa e seca). Mas astronomicamente temos as quatro estações", 

contextualiza o pesquisador. 
Foto: Clarissa Bacellar/Acervo Portal Amazônia

Mas, afinal, porque o tempo de Manaus muda tão rápido? 

Segundo Lyncon Alves, este processo diário de mudança de tempo momentâneo pode ser explicado por fatores florestais que também são momentâneos. Esses fatores, interagindo entre si, ocasionam os estados atmosféricos inesperados.

"A proximidade dos rios, da floresta e das áreas desmatadas favorecem essa mudança brusca dos padrões climáticos. Por exemplo, pela manhã, pode estar frio; no período da tarde, pode estar quente; havendo então uma mudança de temperatura em um curto espaço de tempo devido essas interações entre a floresta, os rios e a própria cidade",

explica o especialista. 

Ainda segundo o pesquisador, essas mudanças diárias podem acontecer em algumas épocas do ano mais específicas: "Há momentos do ano em que os índices pluviométricos estão elevados, assim como há períodos em que não há chuva em alguns locais. Há períodos em que as temperaturas caem bruscamente, assim como também há dias de intenso calor".

Com todas essas mudanças, fica o conselho: lembre-se de deixar um guarda-chuva sempre à mão.


Veja mais notícias sobre AmazôniaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 14 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/