Manaus 30º • Nublado
Sexta, 17 Setembro 2021

Chuva sim, chuva não: saiba o que é o fenômeno da chuva isolada

Durante uma tarde quente de Manaus, a nossa equipe de reportagem estava na Constantino Nery, na altura da Arena da Amazônia, quando um forte temporal caiu e dificultou o trânsito. Ao chegarmos próximo a Nova Igreja Batista (NIB) não havia mais nenhum sinal de chuva, a pista, que antes estava alagada, agora parecia o deserto do Saara. Ué, mas cadê o toró? Para onde foi toda a água?

Calma, isso não é uma coisa de outro mundo. Esse fenômeno é conhecido como chuva isolada. O Portal Amazônia entrevistou a meteorologista, Isabella Diógenes, que esclareceu algumas dúvidas sobre o clima instável de Manaus.

Para começar, o nome chuva isolada está relacionada a chuva que acontece em uma única região ou bairro. É um fenômeno típico de região tropical, especialmente em estações de primavera e verão. Um fator importante é a durabilidade da chuva isolada, que também é conhecida como "engana besta".
Já guardou separou a sua sombrinha? Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

"Na presença de uma nuvem convectiva de grande extensão, é possível que abranja toda a cidade de Manaus. Porém, nesse período mais quente, quando há ocorrências de chuva, elas costumam acontecer cedo, principalmente no período da tarde", explicou Isabella.

Outro fator que contribuiu para a chuva isolada é o forte aquecimento e umidade, o que forma as nuvens convectivas de menor extensão. "Na presença de uma nuvem convectiva de grande extensão, é possível que abranja toda a cidade de Manaus. Porém, nesse período mais quente, quando há ocorrências de chuva, elas costumam acontecer preferencialmente durante o dia, principalmente no período da tarde", disse Isabella.

Sim, então em épocas mais quentes é possível que as chuvas isoladas aconteçam com uma maior frequência. Por esse motivo, a meteorologista dá uma dica de ouro para os manauaras. "É sempre bom estar preparado, acompanhando a previsão do tempo e não esquecendo a sombrinha/guarda-chuva em casa", disse. 

Veja mais notícias sobre CidadesAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/