Manaus 30º • Nublado
Terça, 07 Mai 2024

Cardeal da Amazônia: Dom Leonardo Steiner passa a integrar grupo de cardeais do Vaticano

O arcebispo de Manaus (AM), Dom Leonardo Steiner, foi criado cardeal da Igreja Católica pelo Papa Francisco, em cerimônia realizada dia 27 de agosto, no Vaticano (Itália). Além dele, outros 19 religiosos também passaram a integrar o grupo.

A cerimônia, chamada de consistório, foi presidida pelo Papa e aconteceu na Basílica de São Pedro. Antes da celebração, Steiner falou sobre a gratidão pela nomeação.

"A Amazônia é agradecida ao Papa Francisco pela a nomeação de um cardeal. Somos profundamente agradecidos e reconhecemos a proximidade. Queremos colaborar com o Papa. Ele pediu ao final da nomeação, ainda em maio, que nós rezássemos para que os novos cardeais o ajudassem no ministério petrino como bispo de Roma. E nós desejamos fazer isso com toda confiança para assim podermos servir melhor a nossa Igreja", 

disse o novo cardeal.
Cardeal Steiner é um dos novos cardeais da Igreja católica. Foto: Divulgação

À Rede Amazônica, o pároco da Paróquia São Francisco das Chagas, em Manaus, frei Paulo Xavier, disse que a escolha do arcebispo demonstra um carinho do Papa pela Amazônia.

"O encontro de hoje foi a consolidação da experiência da Amazônia dentro desse cenário da igreja universal. Nossa gratidão ao Papa que olha para a Amazônia com todo o carinho. A querida Amazônia está no coração do nosso Papa Francisco", disse.

Consistório para criação de novos Cardeais. Foto: Reprodução/YouTube-Vaticano

O religioso também disse que agora o arcebispo de Manaus passa a ser chamado de 'cardeal da Amazônia' e que vai ajudar o papa como um conselheiro para assuntos da região.

"Ele é o cardeal da Amazônia, é aquele que vai ser consultado pelo Papa para uma realidade específica, como um conselheiro. Os cardeais são essas instâncias dentro da igreja que ajudam o papa a governar, a exercer esse grande mandato do Senhor de levar em frente a animação pastoral da igreja, de conversar com as realidades", afirmou.

*Por Matheus Castro, g1 Amazonas


Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/