Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Arcebispo de Manaus é o primeiro cardeal da Amazônia brasileira nomeado pelo Papa Francisco

Anunciado pelo Papa Francisco como novo cardeal da Igreja Católica, neste domingo (29), o arcebispo de Manaus (AM), Dom Leonardo Steiner, será o primeiro cardeal da Amazônia brasileira.

O anúncio foi realizado no Vaticano, na Europa. Além de Steiner, o papa também nomeou o arcebispo de Brasília, Dom Paulo César. A cerimônia de criação dos novos cardeais está prevista para agosto.

Dom Leonardo Steiner. Foto: Divulgação/Arquidiocese de Manaus

Quem é

Dom Leonardo Ulrich Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020. Ele assumiu o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2013. Até então, Steiner atuava como bispo auxiliar de Brasília. Além disso, Dom Leonardo já foi duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O novo cardeal nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, na diocese de Criciúma. Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978.

Estudou Filosofia e Teologia nos Franciscanos de Petrópolis; é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Obteve a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.


Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Julio Caldas Alves de Brito em Sábado, 27 Agosto 2022 18:23

Santo Padre, o Brasil precisa com urgência é de Santos, será que o sr. não podia mudar as exigências de comprovação de milagres em vez de 2, 1 só...
Se o objetivo do Papa Francisco foi dar uma voz aos povos indígenas, Manaus ter um Cardeal, atinge um objetivo.
Mas porquê Aparecida deva ter um Cardeal e Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Porto Alegre não?
O Brasil sempre foi negligenciado pelo Vaticano.
A Igreja ortodoxa considera como Santos Barrabas, Pilatos e Dimas, o ladrão, porque a igreja católica tambem não?

Santo Padre, o Brasil precisa com urgência é de Santos, será que o sr. não podia mudar as exigências de comprovação de milagres em vez de 2, 1 só... Se o objetivo do Papa Francisco foi dar uma voz aos povos indígenas, Manaus ter um Cardeal, atinge um objetivo. Mas porquê Aparecida deva ter um Cardeal e Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Porto Alegre não? O Brasil sempre foi negligenciado pelo Vaticano. A Igreja ortodoxa considera como Santos Barrabas, Pilatos e Dimas, o ladrão, porque a igreja católica tambem não?
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/