Arcebispo de Manaus é o primeiro cardeal da Amazônia brasileira nomeado pelo Papa Francisco

O anúncio da escolha de Dom Leonardo Steiner foi realizado no Vaticano, na Europa, dia 29 de maio.

Anunciado pelo Papa Francisco como novo cardeal da Igreja Católica, neste domingo (29), o arcebispo de Manaus (AM), Dom Leonardo Steiner, será o primeiro cardeal da Amazônia brasileira.

O anúncio foi realizado no Vaticano, na Europa. Além de Steiner, o papa também nomeou o arcebispo de Brasília, Dom Paulo César. A cerimônia de criação dos novos cardeais está prevista para agosto.

Dom Leonardo Steiner. Foto: Divulgação/Arquidiocese de Manaus

Quem é

Dom Leonardo Ulrich Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020. Ele assumiu o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2013. Até então, Steiner atuava como bispo auxiliar de Brasília. Além disso, Dom Leonardo já foi duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O novo cardeal nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, na diocese de Criciúma. Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978.

Estudou Filosofia e Teologia nos Franciscanos de Petrópolis; é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Obteve a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade