Manaus 30º • Nublado
Segunda, 27 Junho 2022

Arcebispo de Manaus é o primeiro cardeal da Amazônia brasileira nomeado pelo Papa Francisco

Anunciado pelo Papa Francisco como novo cardeal da Igreja Católica, neste domingo (29), o arcebispo de Manaus (AM), Dom Leonardo Steiner, será o primeiro cardeal da Amazônia brasileira.

O anúncio foi realizado no Vaticano, na Europa. Além de Steiner, o papa também nomeou o arcebispo de Brasília, Dom Paulo César. A cerimônia de criação dos novos cardeais está prevista para agosto.

Dom Leonardo Steiner. Foto: Divulgação/Arquidiocese de Manaus

Quem é

Dom Leonardo Ulrich Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020. Ele assumiu o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2013. Até então, Steiner atuava como bispo auxiliar de Brasília. Além disso, Dom Leonardo já foi duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O novo cardeal nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, na diocese de Criciúma. Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978.

Estudou Filosofia e Teologia nos Franciscanos de Petrópolis; é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Obteve a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.


Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 27 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/