Especialistas analisam saúde de árvores e potenciais de florestas do Amapá

Equipes do Inventário Florestal Nacional coletam dados em cerca de 200 áreas no Estado. Resultados poderão contribuir para o desenvolvimento da região.

A quantidade e a qualidade dos recursos florestais do Amapá serão medidas a partir de uma coleta de informações que começou a ser realizada por equipes do Inventário Florestal Nacional (IFN), que integra o Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Cerca de 200 pontos no Estado recebem visitas de especialistas para análises da saúde e da vitalidade das árvores. Os resultados irão subsidiar a administração pública na implementação de políticas para manejo e conservação das florestas.

E essa coleta de dados também é feita a partir de entrevistas com moradores que habitam as regiões próximas aos pontos. A ideia é entender a relação deles com a floresta e com os recursos que dela são gerados, como óleos, sementes, e a própria madeira.

Equipes do inventário nacional. Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca

Ainda há a coleta de material do solo e botânico, que irão para herbários, como explica Humberto Navarro Junior, coordenador-geral de inventário e informações florestais do SFB.

“Eles coletam partes das plantas que vão para os herbários do Amapá, da região Amazônica e também sempre uma duplicata desse material é enviada para o Herbário Nacional, no Rio de Janeiro. Ainda em setembro iniciamos atividades que percorrem o Brasil inteiro coletando informações de 20 em 20 quilômetros”, explicou o coordenador-geral.

Em todo o Estado apenas as áreas indígenas não terão a coleta de dados. A primeira fase no Amapá tem um prazo de aproximadamente 6 meses para ser finalizada. 

“O Amapá era o único Estado em que nós não tínhamos feito nenhuma coleta. Serão cerca de 200 amostras no Amapá, ou unidades amostrais. Em cada unidade a gente coleta informações, tanto biofísicas quanto informações socioambientais”, pontuou Navarro.

Floresta Nacional do Amapá. Foto: Divulgação/ICMBio

Dos Estados que têm cobertura da floresta amazônica apenas Amapá, Amazonas, Pará e Mato Grosso ainda estão com equipes em campo. Acre, Roraima e Rondônia já concluíram esta fase.

Já os Estados de Tocantins e Maranhão estão bem próximos da conclusão dos relatórios. Dezoito Estados de todo o país apresentaram os relatórios, que estão disponíveis no site do Sistema Nacional de Informações Florestais.

O inventário no Amapá é executado pelo SFB, ligado ao Ministério da Agricultura, com recursos do Fundo Amazônia, administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Durante a coleta, as equipes passarão por todos os municípios do estado para realizar o levantamento de campo. 

Inventário Nacional 

O Inventário Florestal Nacional é implementado pelo Serviço Florestal Brasileiro e está previsto no Código Florestal (Lei 12.551/2021). Trata-se de um levantamento que busca conhecer os recursos florestais brasileiros para apoiar a formulação de políticas públicas e ajudar a identificar estratégias e oportunidades para o uso sustentável, recuperação e conservação dos recursos florestais.

Até o fim de setembro, foram inventariados mais de 430 milhões de hectares, o que corresponde a 51% do território nacional.

Por Rafael Aleixo, g1 AP — Macapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade