Medida ocorreu em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, e população relembra período de mudança com nostalgia.
Desmembrado do Pará em 1943, a área hoje ocupada pelo Estado do Amapá foi Território Federal até 1988. Ex-Território do qual a fundação completou 79 anos em 13 de setembro de 2022. A celebração foi compartilhada com o aniversário de outro importante marco da história e desenvolvimento do estado: o Mercado Central de Macapá, 10 anos mais novo.
Leia também: Mercado Central, o espaço que acompanhou o crescimento de Macapá
O Território foi criado por Getúlio Vargas, no período chamado de Estado Novo, com o propósito de criar uma área de defesa, proteção e desenvolvimento para a Amazônia, durante a Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945.
Quem viveu e trabalhou nas décadas seguintes da criação foi José Lúcio Pereira, ex-guarda territorial. Ele conta se interessou e como ingressou em 1978 na guarda do antigo território.
“Cheguei aqui em Macapá com meu pai em 1959. Eu morava próximo à Fortaleza de São José, próximo de onde é hoje o “Lugar Bonito”. Lá a gente tinha nossas casas de palafita e desde pequeno eu ia ver os guardas lá na fortaleza e eles sempre diziam pra eu estudar que eu ia conseguir ser um, um dia. Quando saí do Exército em 78 consegui ingressar”, contou.
A primeira capital do território, o município de Amapá, surge junto com ele, em 1943. Apenas em 1945 ela é transferida para Macapá, como explica o historiador Danilo Mendes.
“A criação tem importância pelo ponto de vista de segurança, pois havia o perigo dos nazistas na Europa, e nós temos aqui a Guiana Francesa, um departamento ultramarino da França. Mas a criação tem outro papel importante o Amapá, que foi desmembrado do Pará. É o início de um processo de construção da autonomia, até virarmos Estado em 1988”,
descreveu o historiador.
Criação do ex-Território Federal do Amapá
O Território Federal do Amapá foi criado em 13 de setembro de 1943, de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, durante o governo do presidente Getúlio Vargas. A região foi desmembrada do estado do Pará. O Amapá foi elevado à condição de Estado, na Constituição de 1988.
*Por Rafael Aleixo e Mayra Carvalho, do g1 Amapá