Vitórias de Paysandu e Independente marcam abertura do Banparazão

Tranquilidade e trégua da chuva marcaram o placar de 3 a 0 que deu vitória ao Paysandu, jogando em casa, na noite deste sábado (28), contra o Castanhal. A partida, que lotou o Estádio da Curuzu, em Belém, foi o pontapé da temporada do Campeonato Paraense de Futebol Banpará 2017.

Em outra partida que também abriu a programação do Parazão 2017 este sábado, o Paragominas recebeu o Independente, em Paragominas. Em um jogo de fortes emoções, a equipe de Tucuruí venceu de virada por 3 a 2, com gols de Monga (2) e Magno (de pênalti).

Foto: Thiago Gomes/Ag. Pará
Na capital paraense, o Papão abriu o marcador aos 24 minutos da etapa inicial, com gol do lateral Ayrton. Ainda no 1° tempo, Bergson ampliou o marcador em belo chute cruzado de perna esquerda. O próprio atacante fechou o escore com um golaço de fora da área, aos dez minutos do 2° tempo.

O resultado arrancou sorrisos dos pequenos Renan David, de 7 anos, e seu irmão, João Lucas, de 1 ano e 7 meses. Devidamente vestidos com o uniforme do seu time do coração, eles vibravam na arquibancada da Curuzu, ao lado dos pais.

”Eu sempre venho aos jogos, mas essa é a primeira partida do Lucas. A tradição de amor ao Papão tem que continuar”, animava-se o pedreiro Francisco Nascimento Rocha, 33, acompanhado pela mãe dos meninos, Paula dos Santos, 24.

Minutos antes do jogo, a família que ajudou a lotar a Curuzu – foi um público de 8.846 torcedores e R$ 160.990,00 de renda – dava o palpite certeiro: ”Vai ter que ser três a zero pro Papão, claro”, disse a mãe.

Segurança

Quando a família do pedreiro Francisco chegou ao estádio, às 17h, encontrou um clima de tranquilidade e festa. Do lado de fora, um grande esquema de segurança já havia sido montado quatro horas antes da bola rolar, com a presença de 52 policiais militares. Viaturas da Rotam, Batalhão de Polícia Ambiental, Batalhão de Polícia de Eventos e Companhia de Policiamento Turístico também integraram o trabalho de segurança.

”Houve um planejamento e estamos cobrindo vários focos mais vulneráveis ao redor da Curuzu com rondas volantes. Como é um jogo de porte menor e com praticamente uma única torcida, teremos um final de partida sem incidentes”, garantiu o oficial aspirante da PM Renan Klauber.

Dez motos e outras três viaturas com cerca de 20 homens da Guarda Municipal de Belém também reforçaram o policiamento antes e depois do jogo.

Dentro da Curuzu, 40 homens do Corpo de Bombeiros e outras duas viaturas – uma delas ambulância totalmente equipada – deram apoio à disputa. ”Dez desses homens são especializados em primeiros socorros. Além disso, apenas hoje duas vistorias já foram feitas para garantir as normas e equipamentos de segurança adequados contra incidentes”, garantiu o capitão bombeiro Pablo Cruz, ligado ao comando dos bombeiros na capital e responsável pela segurança na Curuzu.

”Sempre estamos nos jogos do Paysandu. Sempre assim, juntas”, sorriam as amigas Milene Farias, 25, Manuele Araújo, 19, e as irmãs Emanuele, 20, e Wellen França, 18. Do lado de fora do estádio, uma hora antes do início da partida na Curuzu, as estudantes resumiam o clima de alegria que poderá coroar a torcida do Parazão em 2017: ”Vamos torcer e gritar muito”, disse Manuele.

Rodada

Neste domingo, (29), outros jogos dão sequência aos confrontos pelo Campeonato Paraense. O Remo joga contra o Cametá, às 16h, no Mangueirão, em Belém. Em Marabá, Águia e São Raimundo se enfrentam também às 16h, no estádio Zinho Oliveira. No Colosso do Tapajós, em Santarém, São Francisco e Pinheirense têm  partida agendada às 18h. 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rio Negro registra descidas de 24 cm por dia em Manaus e atinge níveis abaixo das mínimas para o período

Dados do Serviço Geológico do Brasil, divulgados nesta sexta-feira (20), indicam que cota está mais de 4 m abaixo da faixa de normalidade.

Leia também

Publicidade