Vídeo mostra resgate de sobrevivente do acidente com o avião da Chapecoense

Foto: Divulgação/Aeronáutica Civil da Colômbia
A Polícia Nacional da Colômbia publicou no seu perfil do Twitter, nesta sexta-feira (2), um vídeo que mostra o momento do resgate do primeiro sobrevivente do acidente aéreo envolvendo a delegação do Chapecoense. O bolivianos Erwin Tumiri era comissário da companhia aérea LaMia e foi localizado pelos policiais em meio a fuselagem retorcida do avião. No vídeo, ele grita pelos colegas e lamenta a perda da tripulação.
Na gravação, é possível ouvir os gritos de desespero do comissário: “Onde está Alex? Alex… Ángel… David… Minha tripulação”.

Durante o procedimento de resgate, a equipe de socorro pede para Erwin se acalmar e guardar forças. Ele era um dos nove bolivianos a bordo do voo. Apenas dois sobreviveram. A outra sobrevivente foi a assistente de bordo Ximena Suárez. Os pilotos Miguel Quiroga, Ovar Goitia e Sisy Arias, além dos tripulantes Rommel Vacaflores, Alex Quispe, Gustavo Encinas e Angel Lugo, morreram no acidente.

Em entrevista ao jornal boliviano La Razón, Erwin relata os momentos de pânico que antecederam a tragédia.”Sobrevivi porque segui todos os protocolos de segurança. Com a situação de pânico, muitos se levantaram dos assentos e começaram a gritar. Coloquei umas malas entre as pernas e fiquei na posição fetal, recomendada para acidentes”, afirmou o comissário.

O superintendente da polícia colombiana, Wilington Rodríguez da Silva, relatou como foram os primeiros momentos do resgate dos dois tripulantes. “Nos dividimos em equipes para dar o primeiro auxílio a eles com o apoio dos bombeiros. Em conjunto, começamos prestar os primeiros socorros e determinar as prioridades. Entre os sobreviventes localizados, o que estava em melhores condições era o técnico de voo, Erwin. Apesar de estar lúcido e ciente de toda tragédia que tinha acontecido, ele estava com hipotermia e tremia muito, porque as condições do clima não ajudavam”, finaliza o policial.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade