Jogos Interculturais Indígenas chegam à 7ª edição em Manaus

Foto: Mauro Smith/Semjel

Em busca de valorizar e incentivar a prática de esportes tradicionais entre os povos indígenas, a 7ª edição dos Jogos Interculturais Indígenas será realizada nos dias 29 e 30 de abril. A Comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada na zona Rural de Manaus, sediará os jogos.

Aproximadamente mil indígenas participarão de mais de dez modalidades esportivas, como futebol, vôlei, corrida de 100 metros, zarabatana, corrida de tronco, cabo de guerra, apresentação de luta marajoara, entre outras.

O secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Mário Barros, ressaltou a importância dos jogos para a população indígena: “Os Jogos Interculturais Indígenas funcionam como uma das mais importantes manifestações culturais do Amazonas. Envolve mais de 20 tipos de etnias e se transforma em uma grande celebração de paz e equilíbrio entre as sociedades tribais”.

De acordo com o gerente de atividades especiais da Semjel, Ewerson Carvalho, a sede do evento foi escolhida ao se considerar o ambiente mais favorável. “Tínhamos pensado em trazer os jogos para a Ponta Negra, mas em visita à Comunidade do Livramento vimos que lá é o melhor local para os indígenas. É na casa deles e eles se sentirão mais a vontade lá”, destacou Carvalho.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Xote, carimbó e lundu: ritmos regionais mantém força por meio de instituto no Pará

Iniciativa começou a partir da necessidade de trabalhar com os ritmos populares regionais, como o xote bragantino, retumbão, lundu e outros.

Leia também

Publicidade