O Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica lamentaram o acidente ocorrido nesta terça-feira (29) com a aeronave de matrícula CP2933, da empresa LaMia, que conduzia a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, jornalistas brasileiros e cidadãos de Chapecó, no trecho Santa Cruz de La Sierra – Medellín.
Segundo o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, dois aviões Hércules C-130 estarão de prontidão em Manaus para fazer o translado dos corpos das vítimas. Em São Paulo, o avião C-99 da FAB levará autoridades brasileiras para Colômbia. Já outra aeronave sairá do Rio de Janeiro com familiares das vítimas para solo colombiano.
Segundo a FAB, as duas aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) levarão também uma equipe de profissionais especializados em resgate, do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR). Além disso, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que está à disposição para contribuir com a autoridade colombiana de investigação.Veja pronunciamento do Ministro da Defesa, Raul Jungmann:*com informações do G1