Atletas de Maués conquistam duas medalhas nos Jogos Escolares do Amazonas

A cada dia que passa, o sentimento de dever cumprido está mais presente entre os membros da delegação de Maués nos Jogos Escolares do Amazonas 2018 (JEA’s). Na Luta Olímpica o atleta Janilson Júnior, de 15 anos, da Escola Municipal Maria da Graça Nogueira, conquistou medalha de ouro; já Larissa Cristina de Oliveira, de 13 anos, da Escola Municipal Salum de Almeida, ganhou bronze no Arremesso de Peso. “Estamos muito felizes com o nosso desempenho na competição! O que estamos fazendo aqui é resultado de quase dois anos de trabalho em equipe”, avalia o secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Richardson Leda Matos.

Nesta terça (24) e quarta-feira (25), os maueenses participam de disputas importantes no basquete e na natação, respectivamente. Até agora, os atletas conquistaram medalhas nos dois esportes em que competiram desde o início dos JEA’s, no último dia 18. “O basquete masculino juvenil se classificou para a segunda fase e joga contra o Colégio Militar de Manaus. Com mais duas partidas, estamos classificados para a semifinal”, diz o coordenador de desporto escolar da Sejel, Jander Nenenzinho. “Vamos atrás de mais 14 medalhas e, se Deus quiser, vamos levá-las para casa”, completa.

Foto: Divulgação
Um dos atletas do basquete é o estudante Riquelme Santos de Oliveira, 16 anos, da Escola Municipal Maria das Graças Nogueira. O rapaz fala com orgulho do desempenho da equipe. “Tem 30 anos que o basquete não vem para Manaus. Quem diria que estaríamos aqui? Já é histórico estarmos na segunda fase entre os 12 melhores. Faz muito tempo que uma modalidade de conjunto, como o basquete, não ganha. Quem sabe agora não podemos vencer?”, fala com expectativa.

Na natação, a Terra do Guaraná tem chance de amealhar 16 medalhas. A maior aposta é o atleta Sateré Mawé do Rio Marau, Elenilton Hortêncio Pereira, de 15 anos, da Escola Municipal Francisco Canindé Cavalcante. “Tenho certeza que ele se sair bem! O Hortêncio é um dos melhores atletas que temos aqui. Além disso, ele está bem preparado e tem muita garra. Será um feito histórico, pois é a primeira vez que Maués disputa a natação”.

“Tudo isso só foi possível com o apoio da Prefeitura de Maués, que é fundamental para a tranquilidade dos nossos atletas. Ao contrário de outras delegações, que vieram às custas de professores e tiveram que batalhar até o último minuto por apoio para poder estar aqui, Maués teve apoio logístico completo com passagens, equipamentos e materiais necessários”, revela Jander. 

Foto: Divulgação

41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s)

Os JEA’s acontecem no período de 18 a 28 de julho na capital, Manaus (AM). Ao todo, 57 municípios do Estado participam com mais de 8 mil pessoas entre técnicos, dirigentes e atletas. A delegação de Maués que está na competição tem 33 membros, como sete professores e técnicos e 25 atletas, que competem em quatro modalidades: Luta Olímpica, Atletismo, Basquete, Natação e Tênis de Mesa.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade