Anac se pronuncia sobre acidente na Colômbia

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou um comunicado oficial sobre o acidente com o avião da delegação da Chapecoense na madrugada desta segunda-feira (29). As autoridades colombianas também se pronunciaram e divulgaram o nome dos seis sobreviventes.

Segundo a Anac, a empresa boliviana Lamia Corporation solicitou autorização de voo para transportar o time de futebol Chapecoence que participaria de um torneio com a Colômbia. O voo partiria do Brasil para a Colômbia, de acordo com a solicitação. O pedido foi negado com base no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) e na Convenção de Chicago, que trata dos acordos de serviços aéreos entre os países. O acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea Lamia, não prevê operações como a solicitada.

Por causa da negativa, o time partiu de Guarulhos (SP) para a Bolívia em um voo comercial. Somente em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), eles pegaram o voo fretado da Lamia com destino a Medellín, na Colômbia. No documento que negava o pedido da empresa, a Anac informava ainda que o transporte poderia ser realizado por empresa aérea brasileira e/ou colombiana, “conforme a escolha do contratante do serviço, nos termos dos acordos internacionais em vigor”.

A Anac finaliza a nota se solidarizando com os familiares das vítimas do acidente ocorrido nesta madrugada, nas proximidades de Medellín, na Colômbia. 

Fotos: Reprodução/ Policia Antioquia
A agência informou ainda que complementando a negativa do pedido, não informou ao solicitante do voo que o transporte poderia ser realizado por empresa aérea brasileira e/ou colombiana, conforme a escolha do contratante do serviço, nos termos dos acordos internacionais em vigor. No final, a agência lamenta a perda dos brasileiros e se solidariza com os familiares das vítimas.

Oitenta e uma pessoas estavam a bordo e mais de 70 morreram, segundo as autoridades colombianas. A equipe do Chapecoense viajava para Medellín, onde disputaria a primeira final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, nesta quarta-feira (30) à noite. O segundo jogo seria em Curitiba.

Resgatados com vida

A Aeronáutica Civil da Colômbia também lançou uma nota oficial onde informar o nome dos resgatados com vida. O comunicado informa que o Secretário de Segurança Aérea da Colômbia se encontra na zona do acidente para coordenar a retirada dos mortos. Veja os nomes divulgados na nota:

Tripulantes
Ximena Suárez, auxiliar de voo
Erwim Tumiri, técnico da aeronave

Jogadores
Alan Luciane Ruschel
Jackson Ragmar
Marcos Danilo

Jornalista
Rafael Hensei 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Óleo extraído de árvore típica de Tepequém tem potencial para combater mosquito da malária

Estudo publicado em revista internacional mostra que extrato da Trattinnickia burserifolia elimina larvas do mosquito em até 48 horas. Pesquisadores destacam potencial para novos métodos de controle da doença na Amazônia.

Leia também

Publicidade