Amazonense brilha em evento-teste para Rio-2016 e sonha com seleção

MANAUS – O amazonense Siddharta Almeida tem apenas 16 anos, mas jogou como gente grande no evento-teste do tênis de mesa para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Ele venceu um atleta da seleção adulta do Chile no torneio que avaliou a estrutura da ‘casa’ do tênis de mesa nas Olimpíadas, o Riocentro. Siddharta agora se prepara para a seletiva da seleção brasileira adulta e juvenil para 2016, em São Caetano do Sul (SP).
Siddharta Almeida foi destaque em evento-teste para as Olimpíadas. Foto: Divulgação/Christian Martinez
Atleta mais jovem do evento-teste, Siddharta surpreendeu ao vencer o chileno Gustavo Gomez, número 454 do ranking mundial, por 4 a 3. Para efeito comparativo, o amazonense ocupa a posição de número 896. Na terceira fase, ele foi derrotado por Thiago Monteiro, da seleção brasileira principal, por 4 a 1. O desempenho saltou aos olhos até mesmo da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), que o comparou com Hugo Calderano, carioca que chegou à seleção principal com 16 anos.
“O evento-teste foi uma experiência única. Tive a oportunidade de jogar com atletas das seleções adultas do Brasil e do Chile e jogar num ambiente olímpico, na mesa das Olimpíadas”, comemorou Siddharta.
Como se não bastasse, Siddharta ainda recebeu das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Alaor Azevedo, o prêmio de melhor do ano na categoria juventude. “Essa placa simboliza o resultado de todo meu esforço ao longo desse ano”, afirmou.
Siddharta recebe placa de Alaor Azevedo, presidente da CBTM. Foto: Divulgação/Christian MartinezSeleção na mira
Líder do ranking nacional, o amazonense vai disputar a seletiva para a seleção brasileira juvenil e adulta pela primeira vez. A seletiva acontece de 11 a 13 de dezembro, no centro de treinamento da seleção em São Caetano do Sul (SP). Os dois melhores do juvenil e do adulto garantem uma vaga na seleção para o Campeonato Sul-Americano de 2016, que acontece entre o fim de fevereiro e início de março.
“Estou me preparando muito fisicamente, tecnicamente e psicologicamente. Minha expectativa é conseguir a vaga no juvenil e ter um bom desempenho no adulto”, projetou Siddharta, que vai lutar pela vaga no Sul-Americano, em março de 2016.Ambições para 2016
No ano que vem, Siddharta pretende se firmar definitivamente na ‘nata’ das competições do tênis de mesa. “Como agora sou o 21º no rating A, espero ter a chance de jogar as Copas Latinas, que são anexas às Copas do Brasil. Também quero ter bons resultados nas competições nacionais, principalmente nas Copas Sul e Sudeste e nos Brasileiros”, disse Siddharta, que treina e mora em Santos (SP) desde os 13 anos.
O amazonense também quer estender suas fronteiras no ano que vem pelo Circuito Mundial. “Alguns circuitos são em sequência, como na Guatemala, El Salvador e Chile. Quem sabe eu também tenha a oportunidade de jogar um circuito na Europa”, disse o mesatenista.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: o que são os ecótonos?

No Brasil, os ecótonos desempenham um papel vital na conservação da biodiversidade e nos processos ecológicos em larga escala.

Leia também

Publicidade