‘Projeto Crescer’: jovens mostram talento e criatividade em oficina de marcenaria em Boa Vista

Os integrantes do projeto participam de diversas outras atividades e oficinas, que contribuem para o protagonismo juvenil.

Integrantes do ‘Crescer’, que atende jovens em situação de vulnerabilidade social, estão dando um exemplo de criatividade e técnica na Oficina de Marcenaria, desenvolvida na sede do projeto. Por lá, materiais como pino e MDF se transformam em mesas, caixas, apoio de panela, estantes, painéis, dentre outros itens decorativos.

Atualmente, 20 alunos participam da oficina, que acontece em um galpão equipado com máquinas e demais ferramentas necessárias para produção das peças. Os integrantes são acompanhados por um técnico, que presta auxílio e orientações durante todo o processo de criação e montagem.

“A Prefeitura desenvolve esse trabalho importante de contribuir para o protagonismo juvenil, promovendo atividades que incentivam o empreendedorismo. O intuito é garantir oportunidades de um futuro melhor para esses jovens e suas famílias”, disse o coordenador do Crescer, Douglas Rafael.

Durante a oficina, os jovens executam o trabalho que vai desde a criação do desenho à produção e montagem do material. Foto: Katarine Almeita/Semuc/PMBV

Além da marcenaria, os jovens têm ainda a oportunidade de participar de outras oficinas, como panificação, corte e costura, compostagem, educação para o trânsito, serigrafia, informática, esporte, cultura, e lazer, além do acolhimento, que inclui palestras e rodas de conversa. Todas elas, com o intuito de trabalhar a reinserção social desses jovens.

Um dos integrantes da oficina de marcenaria é o Wilson Lucas, que vê no Projeto Crescer, uma oportunidade diária de aprendizado. Foto: Katarine Almeita/Semuc/PMBV

Ofício para a vida

Wilson Lucas, de 18 anos, participa do Crescer há cinco meses. Ele elogiou a oficina e afirmou que o projeto trouxe outras perspectivas, visto que antes ficava em casa, sem fazer nada.

“As pessoas estão procurando muito as nossas peças e isso é motivo de muito orgulho para todos nós. Mesmo que eu não siga essa carreira, sei que vai servir para o meu futuro, pois a mão de obra está cada vez mais cara. Tenho o sonho de ter a minha casa e sei que de certa forma poderei colocar em prática esses conhecimentos”, contou.

Eduarda Rodrigues acredita que o projeto não só ajuda no seu aprendizado, como também oportuniza a geração de uma renda extra. Foto: Katarine Almeita/Semuc/PMBV

Eduarda Rodrigues, de 19 anos, ingressou no projeto ao final do ano passado. Ela afirmou que o ‘Crescer’ a surpreendeu positivamente. “Aprendo muito e estou muito feliz em fazer parte. Tive uma certa resistência em participar da marcenaria, mas acabei gostando de todo o processo. A minha preferida é a de serigrafia. Para a gente é muito bom, pois além da bolsa que recebemos é uma oportunidade de renda extra”, disse.

Encomendas

Você pode contribuir para o fortalecimento e protagonismo desses jovens, adquirindo itens confeccionados durante as oficinas. Além disso, o Crescer trabalha com encomendas, com peças desenhadas e produzidas sob medida pelos prórpios integrantes. Basta entrar em contato com os responsáveis por meio dos telefones: (95) 98402-8082 (WhasApp) ou (95) 98400-8740 (para ligações) e fazer seu orçamento.

Mais sobre o Crescer 

O projeto atende, atualmente, 215 jovens, com idade entre 15 e 21 anos, ofertando uma série de atividades de geração de renda, culturais e esportivas. Além disso, eles recebem mensalmente uma bolsa de R$ 230. O Crescer foi reconhecido pelo Ministério da Justiça como uma das iniciativas mais avançadas no enfrentamento à violência juvenil.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade