‘Uma Parintins mais Sustentável’ encerra a Glocal Amazônia 2025 com foco em cultura, turismo e meio ambiente

O painel foi mediado por Malu Sevieri, Head da Glocal na Dream Factory, que ressaltou a importância de enxergar o festival de Parintins como uma vitrine da Amazônia para o mundo.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

O último painel da Glocal Amazônia 2025, realizado em Manaus (AM), trouxe para o centro do debate a ilha tupinambarana e seu maior símbolo cultural: o Festival Folclórico de Parintins. Com o tema ‘Uma Parintins mais Sustentável’, a discussão mostrou como turismo, cultura e meio ambiente precisam caminhar lado a lado no presente e no futuro da cidade.

O painel foi mediado por Malu Sevieri, Head da Glocal na Dream Factory, que ressaltou a importância de enxergar o festival como uma vitrine da Amazônia para o mundo.

“Parintins é um dos pilares da cultura e turismo da região amazônica, mas não podemos pensar nisso sem sustentabilidade. A cada visita, levamos aprendizados para casa e repensamos nossos hábitos”, destacou.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Quem abriu os debates foi a secretária municipal de Turismo de Parintins, Karla Viana Ferreira, apresentando dados sobre os avanços da cidade. Entre as ações citadas, estão a ampliação do uso do triciclo como transporte sustentável durante o festival, a coleta seletiva implantada desde setembro de 2024 e projetos inovadores como a destinação de resíduos das agremiações Caprichoso e Garantido para a produção de móveis e roupas, em parceria com o Sebrae.

“Trabalhamos para implantar uma Parintins do Futuro, onde o turismo seja consciente e preserve nossa cultura”, afirmou.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Na sequência, Fabrícia Arruda, secretária executiva adjunta de Gestão Ambiental da Sema, apresentou o projeto ‘Recicla, Galera’, que há quatro anos atua no município em conjunto com a associação local de catadores. O programa promove educação ambiental, logística reversa e descarte adequado dos resíduos gerados durante o festival.

“O Festival Folclórico é um dos maiores a céu aberto do mundo e gera um volume expressivo de resíduos. Nosso trabalho é dar a destinação correta e, principalmente, conscientizar moradores e visitantes”, explicou.

Quem produz o festival também esteve presente no debate. Rivaldo Pereira, diretor de eventos do Garantido, reforçou o compromisso da agremiação com a causa. “Hoje temos no galpão pessoas dedicadas a separar e reciclar resíduos das alegorias e fantasias. É uma honra mostrar que a cultura pode caminhar junto com a sustentabilidade e servir de exemplo para o nosso povo”, disse.

Encerrando a programação da Glocal Amazônia 2025, o painel evidenciou que Parintins é mais que um festival: é uma oportunidade de repensar práticas, inspirar mudanças e colocar a sustentabilidade como protagonista do desenvolvimento cultural e turístico da Amazônia.

Glocal Experience Amazônia 2025

A Glocal Experience Amazônia 2025 é idealizada e operada por DreamFactory, com realização da Fundação Rede Amazônica e tem o apoio de Bono Conta, Clube POP, Amazônica Net, Águas de Manaus, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Governo do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade