Mostra Integrada: escolas de Boa Vista expõem projetos e trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo

As 126 escolas do município, programaram suas mostras conforme cronograma por macroáreas.

O primeiro dia da VIII Mostra Integrada da Rede Municipal de Ensino foi marcada por apresentações culturais e exposição dos projetos e atividades trabalhadas durante o ano letivo de 2022. O evento começou na sexta-feira, 2, e o encerramento está previsto para o dia 7 de outubro. Cada escola tem seu cronograma e estarão de portas abertas para a comunidade escolar, compartilhando a aprendizagem dos alunos com os visitantes.

O evento é uma forma de reconhecer e valorizar o protagonismo das crianças, a criatividade e o esforço dos profissionais. Foto: PMBV.

O evento é uma forma de reconhecer e valorizar o protagonismo das crianças dentro da sala de aula, mostrar a criatividade e o esforço dos profissionais de Arte, Educação Física, Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação Especial. A Mostra envolve todas as 126 unidades de ensino e o cronograma foi dividido por macroáreas e acontecerão também nos dias 9, 23 e 30 de outubro, e dias 3, 4 e 7 de outubro.

Neste primeiro momento 28 escolas promoveram eventos com exposição e apresentação dos mais diversificados trabalhos e temáticas. Entre elas, a Escola Municipal Fátima Cândido, que trabalhou com os alunos o tema “Cultura Brasileira”, trazendo atividades recreativas, danças, músicas relacionadas as culturas indígena, afro-brasileira e as lendas de Roraima e do Brasil.

Apresentações culturais, capoeira, exposição, e degustação de pratos indígenas marcaram a mostra da escola Municipal Fátima Cândido. Foto: PMBV.

“Essa é a nossa mostra oficial, e trabalhamos em parceria com todas as turmas e as professoras de artes. A nossa proposta na Educação Infantil é que as crianças aprendam enquanto produzem. Usamos bastante material reciclado, que as vezes é descartado, a gente reaproveita para as nossas atividades. Tudo aqui é identidade da criança, ela que é a protagonista”, declarou.

Os pais são os convidados especiais. Quem fez questão de prestigiar a mostra pedagógica da escola, foi a dona de casa, Ana Cláudia Montanha, 32, mãe da aluna Maria Valentina, de 5 anos, que está no 2º período. “Achei interessante. As crianças ficam empolgadas só de estarem interagindo e estudando sobre a cultura brasileira. É um trabalho gratificante e, como mãe de uma aluna, faço questão de presenciar”, disse.

Escola Ana Sandra transformou as atividades de sala em uma exposição de arte no pátio e apresentações na quadra. Foto: PMBV.

Na Escola Municipal Ana Sandra do Nascimento, o evento também foi marcado pela exposição de artes no pátio e diversas apresentações culturais na quadra da escola, entre eles, do projeto de musicalização desenvolvido pelo Instituto Boa Vista de Música (IBVM) na unidade.

“São muitas emoções. Gratidão aos professores, em especial, aos de artes pelo empenho e desenvolvimento. São trabalhos que enriquecem a aprendizagem dos alunos e para nós e só gratidão por todo o empenho e o apoio da SMEC nesse momento. A arte faz a diferença na nossa vida”, disse Dinalva Gama, gestora.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Liderança do povo Manchineri no Acre participa da COP 16 na Colômbia

Segundo o ativista Wuriu Manchineri, as COP's só eram abertas para a população indígena como ouvintes e agora é possível ter voz nesses espaços e fazer parte da discussão.

Leia também

Publicidade