Com a utilização de materiais regionais, jogos animam o público no Largo São Sebastião.
A Glocal Experience Amazônia, evento realizado pela Fundação Rede Amazônica (Fram) em parceria com a Dream Factory, em Manaus (AM), abriu espaço, nos dias 26 e 27 de agosto, para a realização dos ‘Jogos Amazônicos Sustentáveis’.
A proposta foi oferecer ao público presente na praça do Largo São Sebastião, brincadeiras e jogos confeccionados com materiais facilmente encontrados na região Amazônica, visando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social do participante, além da promover o respeito ao meio ambiente.
Os jogos, disponibilizados gratuitamente ao público, foram confeccionados com madeira de reuso com a utilização de caroços de frutos da floresta para a diversão de toda a família.
Jogos e brincadeiras indígenas
Os povos originários possuem inúmeros jogos que integram esportividade e sustentabilidade em suas histórias. São atividades que necessitam da ida à mata para achar o material adequado para confeccionar o brinquedo, arma ou instrumento necessário para ganhar a competição.
As brincadeiras dos Yudja, que vivem na região do Pará, por exemplo, envolvem a fabricação do arco e flecha com qualquer tipo de material só para brincar, desenvolvendo o potencial das crianças para práticas de subsistência como a pescaria e a caça.
Os Galibi do Oiapoque, que migraram da Guiana Francesa para o Brasil nos anos 50, que residem no norte do Amapá, brincam com petecas e papagaios, mas não deixam de aprender a fabricação de alguns antigos brinquedos, como, por exemplo, o pião de tucumã feito com a semente da palmeira tucumã, que canta ao girar.
O uso consciente dos recursos naturais, tanto para o desenvolvimento econômico quanto para o desenvolvimento cultural de uma região, sem comprometer as gerações futuras, é um dos pilares da sustentabilidade, tema principal da Glocal Experience Amazônia.
Sobre a Glocal Experience Amazônia
A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.
A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica.