Jogos Amazônicos Sustentáveis marcam os primeiros dias da programação da Glocal Experience

Com a utilização de materiais regionais, jogos animam o público no Largo São Sebastião.

A Glocal Experience Amazônia, evento realizado pela Fundação Rede Amazônica (Fram) em parceria com a Dream Factory, em Manaus (AM), abriu espaço, nos dias 26 e 27 de agosto, para a realização dos ‘Jogos Amazônicos Sustentáveis’.

A proposta foi oferecer ao público presente na praça do Largo São Sebastião, brincadeiras e jogos confeccionados com materiais facilmente encontrados na região Amazônica, visando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social do participante, além da promover o respeito ao meio ambiente.

Os jogos, disponibilizados gratuitamente ao público, foram confeccionados com madeira de reuso com a utilização de caroços de frutos da floresta para a diversão de toda a família. 

Jogos e brincadeiras indígenas 

Os povos originários possuem inúmeros jogos que integram esportividade e sustentabilidade em suas histórias. São atividades que necessitam da ida à mata para achar o material adequado para confeccionar o brinquedo, arma ou instrumento necessário para ganhar a competição.

As brincadeiras dos Yudja, que vivem na região do Pará, por exemplo, envolvem a fabricação do arco e flecha com qualquer tipo de material só para brincar, desenvolvendo o potencial das crianças para práticas de subsistência como a pescaria e a caça.

Os Galibi do Oiapoque, que migraram da Guiana Francesa para o Brasil nos anos 50, que residem no norte do Amapá, brincam com petecas e papagaios, mas não deixam de aprender a fabricação de alguns antigos brinquedos, como, por exemplo, o pião de tucumã feito com a semente da palmeira tucumã, que canta ao girar.

O uso consciente dos recursos naturais, tanto para o desenvolvimento econômico quanto para o desenvolvimento cultural de uma região, sem comprometer as gerações futuras, é um dos pilares da sustentabilidade, tema principal da Glocal Experience Amazônia. 

Sobre a Glocal Experience Amazônia 

A Glocal Experience nasceu em maio de 2022 com sua primeira edição no Rio de Janeiro. O evento retornará à capital carioca no período de 5 a 8 de outubro. Este encontro deverá ser anual e tem a intenção de ser realizado em cada Estado da Amazônia, a exemplo de Boa Vista (RR), que já recebeu uma mini edição do encontro. Em Manaus são 70 horas de conteúdo gratuito e sua programação completa está disponível no site do evento.

A Glocal Experience Amazônia tem o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria do Meio Ambiente, Navegam e Parque Mosaico; idealização e operação Dream Factory; e realização Fundação Rede Amazônica. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade