Dados do Atlas da Violência de 2025, produzido em parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), revelam uma realidade preocupante em Roraima: a alta taxa de homicídios femininos. Em 2023, as maiores taxas foram encontradas em estados da região amazônica, sendo de 10,4 por 100 mil mulheres em Roraima, seguido de 5,9 por 100 mil no Amazonas e em Rondônia.
O Projeto Bella Causa é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) com o objetivo de unir conscientização, desenvolvimento social e sustentabilidade que surgiu da necessidade de oferecer suporte àquelas que enfrentam violência doméstica, proporcionando oportunidades para que resgatem sua dignidade e busquem crescimento pessoal e profissional.
Em 2026, o projeto chega em Boa Vista (RR) com atividades pensadas para o desenvolvimento de mulheres mobilizadas pela Casa da Mulher Brasileira, um dos eixos do Programa Mulher Viver sem Violência, retomado pelo Ministério das Mulheres em março de 2023. As ações do Bella Causa dialogam diretamente com a rede de proteção às mulheres em Roraima.
Conheça a Casa da Mulher Brasileira em Roraima:



Bella Causa
O Projeto Bella Causa surgiu da necessidade de oferecer suporte a mulheres que enfrentam violência doméstica, proporcionando oportunidades para que resgatem sua dignidade e busquem crescimento pessoal e profissional.
É uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM), com apoio da LB Construções e Engenharia, PauBrasil RR – materiais para construção e Governo de Roraima.
