Galeria: Veja os bastidores da produção de figurino para o FAO 2025

Além da música, componentes como a cenografia, visagismo e o figurino fazem parte da ambientação de um concerto de ópera.

Produção de figurino da FAO. Foto: Diego Andreoletti/Amazon Sat

Apesar de essencial, a música não é o único elemento que integra uma ópera. Na 26ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO), componentes como a cenografia, visagismo e o figurino fazem parte da ambientação.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Os figurinos são elementos que auxiliam na construção dos personagens e do contexto histórico da ópera, como por exemplo a época em que se passa a obra ou o status social dos personagens, promovendo uma imersão na narrativa da ópera.

Neste ano, o FAO apresenta ‘As bodas de Fígaro’, ópera em quatro atos composta por Mozart, com estreia em 1º de maio de 1786 e que satiriza hábitos da nobreza. A ópera-bufa (comédia) se inspira em eventos e locais de Sevilha, na Espanha.

A responsável por assinar os figurinos do festival, conhecido internacionalmente e apreciado por fãs e críticos de ópera, é a amazonense Melissa Maia, que atua há 15 anos como figurinista. Confira alguns momentos do processo de organização dos figurinos:

Leia também: Festival Amazonas de Ópera 2025: o que são ‘As bodas de Fígaro’?

produção de figurino

Ópera em Rede

O Ópera em Rede é um projeto que tem como objetivos democratizar o acesso à música lírica e a valorização da cultura amazônica, realizado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), com o apoio de: Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM), Governo do Amazonas e Amazônica Net.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

“Espetacular”: gringos reagem ao Festival Folclórico de Parintins

O reconhecimento internacional fortalece a identidade cultural da Região Norte e amplia a visibilidade do festival no cenário global, favorecendo o intercâmbio cultural.

Leia também

Publicidade