Produção de commodities em Roraima é destaque nacional. Foto: Reprodução / Amazon Sat
Na Amazônia, o setor agro tem se tornado um destaque principalmente com relação ao cultivo de grãos como soja e milho, pela criação de gado e aves, além da produção de frutas e outros alimentos. Com isso, existem ações voltadas para práticas produtivas mais sustentáveis, mesmo com desafios para equilibrar a utilização da natureza e os interesses econômicos.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O Governo de Roraima incentiva a economia do estado com mudanças significativas: de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roraima lidera o Brasil em expansão do PIB entre 2019 e 2023, com destaque para agropecuária, diversificação produtiva e avanços em energia e serviços.

O canal Amazon Sat busca mostrar a realidade dos estados na Amazônia e, em Roraima, tem acompanhado a movimentação dos setores econômicos com conteúdos que revelam detalhes sobre a expansão do estado, suas práticas sustentáveis e como tem registrado um retorno positivo para a região.
Os programas Amazon Sat Agro e IgaraPod Amazon Sat produziram materiais em fazendas, fábricas e entrevistaram quem atua diretamente na economia roraimense. As estreias dos programas especiais vão ao ar nos dias 26 e 27 de janeiro, respectivamente.
Para o coordenador de jornalismo do Amazon Sat, Lemmos Ribeiro, é importante falar sobre o crescimento de Roraima e seu papel na economia brasileira.
“Atualmente, o estado é responsável pelo abastecimento de parte da região Norte e também atende ao mercado internacional. É esse movimento que buscamos mostrar ao produzir esse tipo de conteúdo. Em janeiro, estivemos em campo conversando diretamente com produtores rurais e com iniciativas públicas e privadas para compreender como a safra tem crescido a cada nova colheita e qual o impacto disso no desenvolvimento econômico do estado”, afirma o coordenador.

Especiais do Amazon Sat com foco no cenário agro
No episódio especial do Igarapod Amazon Sat gravado no estado, o apresentador Dudu Monteiro de Paula recebeu, por exemplo, o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima, Márcio Granjeiro, além de produtores locais. Ele conversou com os convidados sobre a sustentabilidade e inovação no setor agro de Roraima.

Segundo Dudu, o Igarapod Amazon Sat especial em Roraima busca desvendar o crescimento econômico do estado olhando por vários prismas, pois foi a região que mais cresceu nos últimos seis anos, de acordo com dados do IBGE.
“Fundamentalmente, foi exatamente na agricultura que Roraima acabou deslanchando sua economia, e é exatamente esse papo que nós tivemos com as pessoas, como o vice-governador, o secretário de agricultura e conversamos com alguns produtores. E esse aqui é um estado totalmente agrícola, de norte a sul, tem tantas ações”, adianta o apresentador.
Já no programa especial Amazon Sat Agro, as repórteres Isabelle Lima e Joiana Costa apresentam dados mais específicos sobre exportações, investimentos e commodities que são mais produzidas em Roraima.
Em um dos blocos do programa, Murilo Ferrari, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), comenta sobre o cenário atual da plantação de soja e milho. O empresário Gennor Faccio completa o papo sobre a fomentação da produção de arroz.

Ao longo do mês de janeiro também serão transmitidos outros conteúdos voltados ao estado de Roraima, com flashes e produções exclusivas.
“O diferencial do Amazon Sat está na forma como se dedica a contar as histórias da região com profundidade, presença e diversidade de formatos”, assegura Lemmos Ribeiro.
Confira os canais do Amazon Sat:
- Manaus/AM: (44.1)
- Porto Velho/RO: (22.1)
- Rio Branco/AC: (31.1)
- Macapá/AP: (29.1)
- Boa Vista/RR: (23.1)
