UFMT é premiada por pesquisa sobre Política Monetária Verde

Pesquisadora explica que o trabalho empreende uma revisão de toda a literatura global em torno da política monetária verde. 

Foto: Alexandre Canto Melo

Há um tema em ascensão nas pesquisas relacionadas à economia, a política monetária verde. A busca por publicações relacionadas ao assunto rendeu à pesquisadora  Kelly Cristina Leal de Almeida Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Economia, com o trabalho “Política monetária verde: uma análise do papel do Green Central Banking na transição para uma economia de baixo carbono” o segundo lugar na Competição 3MT® Teses e Dissertações UFMT – Versão Temas ODS 2024, entregue no IV Seminário de Sustentabilidade na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A pesquisadora explicou que o trabalho empreende uma revisão de toda a literatura global em torno da política monetária verde. 

A proposta da pesquisa é de divulgar, mostrar o conjunto de propostas em política monetária verde, de políticas macro prudenciais aí que podem ser utilizadas pelos bancos centrais em todo o mundo. 

O olhar sobre as diferenças entre os países apontam também para diferentes caminhos nas concepções em torno da política monetária verde. 

A respeito da política monetária verde, a pesquisadora ressalta que o país tem diferentes ações na área e que estão presentes no estudo.

“O Brasil tem um destaque sim, ele tem várias iniciativas que constam no nosso trabalho até por conta do agronegócio e de muitas iniciativas. Por exemplo, a energia solar, outras fontes de energia renovável, energia limpa situam o Brasil, nesse papel bem singular diante dos outros países em desenvolvimento”, finaliza.

*Com informações da UFMT

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Doenças da Manaus antiga: livro reúne experiências e fatos inusitados do século XIX e XX

A obra 'Reclames médicos na Manaus antiga' é do médico e escritor Aristóteles Alencar, também presidente da Academia Amazonense de Letras.

Leia também

Publicidade