Trabalho premiado analisa psicologia comunitária em projeto realizado no Pará

A pesquisa venceu a edição 2024 do Prêmio 'Esther Wiesenfeld' e é com foco na região do Projeto de Assentamento Agroextrativista Lago Grande Curuai (PAE Lago Grande), no estado do Pará.

A Rede Latino-Americana de Formação em Psicologia Comunitária anunciou que Nathan Almeida da Silva é o vencedor da edição 2024 do Prêmio ‘Esther Wiesenfeld’. Este prêmio reconhece a trajetória da Dra. Esther Wiesenfeld e destaca contribuições significativas para o campo da Psicologia Comunitária.

O trabalho intitulado ‘Psicologia Comunitária e implicação sociopolítica: inovações metodológicas, conflitos socioambientais e comunidades tradicionais’, conquistou o primeiro lugar na categoria de trabalhos de pós-graduação. O estudo foi reconhecido por sua pertinência e relevância sociopolítica, abordando problemas nos contextos latino-americanos e trazendo inovações metodológicas e conceituais.

As pesquisas com foco na região do Projeto de Assentamento Agroextrativista Lago Grande Curuai (PAE Lago Grande), no estado do Pará, são realizadas em parceria com a Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema), a Universidade de Brasília (UnB) e organizações locais de base e de pesca. Seu trabalho na Amazônia reflete um compromisso com as comunidades tradicionais e os conflitos socioambientais da região.

Foto: Divulgação / Sapopema

Nathan Almeida da Silva é psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atualmente é pesquisador de mestrado no programa Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ). Sob a orientação do Prof. Dr. Gustavo Mendes de Melo e coorientação da Dra. Marie-Paule Bonnet, Nathan tem se destacado por sua abordagem crítica e inovadora.

O pesquisador é assistente de pesquisa no Institut de Recherche pour le Développement (IRD) e participa de projetos de extensão universitária voltados para a sustentabilidade socioambiental, como o PSIOP e o Projeto Saberes, financiado pela fundação BNP Paribas.

O Prêmio ‘Esther Wiesenfeld’ 2024 reafirma o compromisso da Rede Latino-Americana de Formação em Psicologia Comunitária em promover e reconhecer trabalhos que têm um impacto significativo nas comunidades e na sociedade como um todo.

*Com informações do Projeto Sapopema

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade