Museu Goeldi lança editais de Doutorado e Mestrado em Biodiversidade e Evolução

São 12 vagas para cada nível e, em cada turma, é destinado 01 vaga para negros, 01 para indígenas, 01 de comunidades tradicionais e 01 para candidatos de países amazônicos. 

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE), primeiro programa exclusivo do Museu Paraense Emílio Goeldi, divulga a abertura de dois editais para formação de turmas de Doutorado e Mestrado. Os candidatos irão concorrer a 12 vagas de Mestrado e Doutorado, respectivamente, e terão até o dia 26 de fevereiro para realizar a inscrição.

Entre as 12 vagas ofertadas para cada turma, 08 serão destinadas para ampla concorrência, 01 vaga para pessoas negras (pretas e pardas), 01 vaga para pessoas indígenas, 01 vaga para pessoas de comunidades tradicionais e 01 vaga para candidatos de países amazônicos.

Foto: Divulgação

Doutorado

No ato da inscrição, os candidatos devem encaminhar os documentos, descritos no edital, para o endereço eletrônico: secppgbe@museu-goeldi.br. Entre os documentos solicitados, faz-se necessário o envio do formulário de inscrição, da cópia do diploma de Mestrado ou Ata de Homologação da Dissertação, cópia de um documento de identificação com foto, Curricullum Vitae, documento comprobatório de proficiência em língua inglesa, Cópia de um ou mais artigos publicados ou comprovantes de artigos aceitos para publicação referentes a 2018, 2019 ou 2020 em periódico científico indexado com Qualis-Referência da CAPES, projeto de pesquisa, carta de aceite e declaração indicando expressamente se o candidato se enquadra e pretende concorrer a vagas destinadas ao percentual de cotas. As vagas que não forem preenchidas por cotistas serão ocupadas por candidatos inscritos na ampla concorrência.

O processo seletivo será analisado por uma Comissão Avaliadora, constituída por três docentes titulares e um membro suplente do programa. A escolha dos doutorandos será realizada por base na avaliação da análise do projeto de pesquisa, do curriculum vitae e da entrevista.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 29 de março no site Home — Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Evolução PPGBE (museu-goeldi.br) e na secretaria do PPGBE. 

Veja  o edital para Doutorado Edital

Mestrado

Para concorrer às 12 vagas ofertadas, interessados deverão anexar todos os documentos, em formato PDF, no formulário de inscrição. O formulário está disponível no Anexo I do edital.

Entre os documentos exigidos, tem-se: formulário de inscrição, cópia do Diploma de Graduação ou Atestado de Conclusão de Curso na área de Ciências Biológicas ou afins, documento oficial de identificação com foto, formulário de Pontuação do Currículo, formulário da Carta de recomendação a ser preenchido por um pesquisador/docente interno ou externo ao programa, formulário da Carta de intenção e a declaração indicando expressamente se o candidato se enquadra e pretende concorrer a vagas destinadas ao percentual de cotas.

A seleção será realizada em 4 etapas: homologação das inscrições, avaliação das cartas de intenção do candidato e a carta de recomendação, prova de conhecimento, entrevista e proficiência em inglês.

O resultado final será divulgado no dia 29 de março, e estará disponível no site do PPGBE e na secretaria do programa.

Veja o edital para Mestrado Edital

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade