Comodidade e praticidade andam juntas quando o consumidor busca a prestação de um serviço. E se o atendimento estiver acompanhado de ferramentas que incentivem o retorno do cliente há maiores chances de ocorrer uma fidelização, que é a garantia do retorno do cidadão ao estabelecimento. Atualmente, empreendedores de grande e pequeno porte buscam estratégias de marketing com o intuito de estreitar a relação com o comprador.
Entre as novidades está o sistema de cadastro que permite o empreendimento obter dados pessoais do consumidor para o envio de publicidades. A disponibilização de máquinas portáteis que viabilizam pagamentos por meio de cartão de crédito também atrai a atenção dos usuários. O diretor de aquisição e engajamento da empresa iZettle, empresa global de pagamentos móveis e serviços financeiros para pequenos empreendedores, Rodrigo Lourenço, relata que o índice de procura pelas máquinas portáteis é crescente por parte de micros e pequenos empreendedores que buscam oferecer o melhor atendimento ao cliente.
Como um complemento ao serviço eletrônico disponibilizado, a empresa criou nesta semana uma ferramenta intitulada ‘Clientes’, que permitirá a criação de um banco de dados dos consumidores que pagarem uma compra com cartão de crédito por meio das máquinas iZettle, também disponíveis em Manaus.
A ideia, segundo o empresário, é dar suporte ao empreendedor para que ele consiga alcançar a fidelização do consumidor por meio de uma aproximação com o envio de informações que chamem a atenção do cliente. “É mais um recurso fornecido aos clientes. O serviço que antes se resumia em registro de vendas e controle de estoques, por exemplo, agora ganha o adicional da ferramenta ‘Clientes’, que permite adicionar uma base de dados do cliente. O consumidor receberá promoções, informações diversas, uma forma de interação com o cliente. Além do envio de notas e recibos por meio eletrônico ou por mensagem de texto, que são os sms”, explica.
De acordo com Lourenço, a ‘Clientes’ é uma ferramenta gratuita que oferece segurança aos usuários cadastrados. “A iZettle armazena os e-mails e as mensagens são criptografadas. É uma chance de os pequenos e micro empreendedores estreitarem o relacionamento com o cliente”, disse.
Maquininha para receber, divulgar e fidelizar
A cirurgiã-dentista, Suelen Moreira, relata que a adesão às máquinas eletrônicas para pagamento em cartão de crédito impulsionou o movimento de clientes no seu consultório em 70%. Ela adquiriu o equipamento no mês de abril deste ano. Agora, com a possibilidade de enviar informações do consultório aos clientes, ela acredita que a demanda deverá aumentar ainda mais.
“É uma ótima ferramenta. Vou utilizar para divulgar promoções da clínica e isso deverá chamar ainda mais a atenção dos pacientes que hoje já têm um cadastro. Antes perdíamos muitos clientes por não dispor de uma máquina para pagamento em cartão. Após a utilização os negócios só desenvolveram”, conta.
Na avaliação do economista e consultor, Francisco Mourão Júnior, a fidelização do consumidor nunca foi tão almejada. Ele conta que a correria diária do consumidor que estuda, trabalha, cuida de casa e dos demais compromissos reduz o tempo que poderia ser destinado às visitas aos estabelecimentos comerciais, o que levou os empreendedores a buscar soluções para atender às necessidades dos clientes.
Para o economista, o pagamento eletrônico, a entrega a domicílio, os cadastros por meio da internet são meios que facilitam a vida do cidadão que busca um serviço. Segundo ele, são serviços que fidelizam o amazonense. “Vivemos dias em que as pessoas vivem na correria e a internet vem auxiliar o empreendedor a atender ao consumidor. O cliente que tem a atenção do empreendedor em qualquer tipo de serviço sempre retorna ao estabelecimento. Há fortes chances de que isso aconteça porque as pessoas gostam de ser bem tratadas”, comenta.