Foto: Reprodução/Rede Amazônica AP
Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que em 2025, a previsão é de um aumento na produção de mandioca e macaxeira no estado do Amapá. O processo é feito de forma mensal e acompanha o desenvolvimento dos itens desde o plantio até a colheita.
A pesquisa é realizada através do levantamento sistemático da produção agropecuária. Feita com base em critérios de importância econômica e social para todo o país como o Produto Interno Bruto (PIB).
Leia também: Mandioca ou macaxeira: pesquisadora paraense explica as diferenças
Raul Tabajara, pesquisador do IBGE, explicou como funciona a coleta de dados e métrica conforme o plantio.
“Então nós temos que ter essa informação por município e a previsão que vai ser colhida durante o ano. O que nós temos observado é que nos últimos anos aqui no Amapá, em praticamente todos os produtos houve uma redução de área plantada e da produção colhida”, disse.
Estiagem e ‘Vassoura de Bruxa de mandioca’
Um fator que contribuiu para a queda na produção nos anos anteriores, foi a agravância do período de estiagem, que provocou grandes secas e mortes de plantios. Além da praga ‘Vassoura de Bruxa de Mandioca’.
“No caso da mandioca, o grande problema foi a doença que começou pelo Oiapoque mas chegou em outros municípios. Essa doença que faz com que a planta toda vá secando e não vai produzir nada. E a estiagem que nós tínhamos enfrentado nos últimos dois anos tem afetado muito a produtividade. Então se pegasse 100 quilos de raíz de mandioca e transformasse em farinha ia dar 30, agora não tá dando nem 20. A produtividade reduziu-se em decorrência disso”, explicou Raul.
Raul explicou que a produção no Amapá ainda está em processo de recuperação, após todos os fatores, a demanda comercial do produto aumentou significativamente.
“Muitos produtores estão deixando de plantar a mandioca para plantar macaxeira, porque a macaxeira a saída dela está mais rápida. Os restaurantes de Macapá estão servindo macaxeira no lugar de batata frita, de banana frita”, disse.
De acordo com o levantamento, para 2025 a previsão é que a produção de macaxeira seja 12% a mais do que em 2024. Já a mandioca, a produção deve ser quase 20% a mais comparado com o ano passado.
“Há uma previsão de área preparada de quase 20% na produção de raíz de mandioca, que esse ano nós produzimos quase 70 mil toneladas. Esse ano tem uma previsão de 84 mil toneladas, mas lembrando que em 2020 nós colhemos 120/130 mil toneladas. Então nós estamos nos recuperando”, finalizou.
O levantamento também aponta aumento da produção açaí no estado, para 2025 a previsão é de um crescimento de 22%.
*Por Isadora Pereira e Mayra Carvalho, da Rede Amazônica AP