A mobilização é promovida pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) com apoio do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma). O evento faz parte de movimento nacional de mobilização pela desburocratização da navegação brasileira. Será debatida uma série de medidas para solucionar entraves burocráticos, que impactam negativamente o setor.
Segundo a Fenavega, o foco da campanha é reduzir para patamares aceitáveis as exigências burocráticas que atualmente vigoram em vários órgãos do setor público, possibilitando assim que o modal aquaviário de transporte ofereça aos usuários e clientes maior agilidade, eficiência e melhor custo-benefício.
A situação crítica do rio Madeira entre os Estados do Amazonas e Rondônia também será discutida. A navegação na Hidrovia do Madeira, que é o principal corredor logístico da região, tem sido afetada pela estiagem severa e os impactos causados na vazante após a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. Durante o evento, o presidente da Fenavega, Raimundo Holanda, fará o lançamento simbólico da próxima campanha de mobilização da navegação, que terá como tema “Hidrovias Já”.
Estarão presentes empresários do setor de navegação e autoridades representantes das seguintes instituições: Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Marinha do Brasil, Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil da Câmara dos Deputados. A iniciativa conjunta da Fenavega e do Sindarma conta ainda com o apoio dos demais sindicatos que integram a federação. Participam ainda a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Câmara Interamericana de Transportes (CIT), Serviço Nacional do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
O evento é gratuito e ocorrerá a partir das 9h, no Salão Rio Negro do Tropical Hotel, localizado na avenida Coronel Teixeira, n° 1.320, bairro da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.