Mato Grosso e Tocantins acumulam maiores taxas de crescimento do Brasil em 20 anos

Com 4,8% ao ano cada, o Tocantins divide a liderança nacional com o Mato Grosso no ranking de crescimento do PIB entre 2003 e 2022.

Palmas, no Tocantins. Foto: Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

O Mato Grosso e o Tocantins ganharam destaque na comparação do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ao longo dos últimos 20 anos. Conforme análise dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2003 a 2022 (último ano disponível), o dois estados dividem a primeira colocação dos que mais cresceram no Brasil.

De acordo com o Governo do Tocantins, a série histórica, com base no Sistema de Contas Nacionais do IBGE, aponta que o estado teve crescimento médio anual de 4,8%, mais que o dobro da média nacional (assim como o Mato Grosso), que foi de 2,1%.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Na agropecuária, o Tocantins chegou a crescer mais que o Mato Grosso. Enquanto o estado tocantinense avançou, em 20 anos, uma média de 8,8% ao ano, o mato-grossense teve um crescimento médio de 7,5% ao ano. No setor industrial, o Tocantins alcançou a média de crescimento de 4,6% ao ano; e no de serviços, atingiu a média de 3,3% ao ano.

Entre as unidades federativas, tanto o Tocantins quanto o Mato Grosso apresentaram o maior crescimento médio anual do país, com 4,8%. O estado de Roraima, com média de 4,5%, aparece em seguida e, depois, o Piauí com 3,7%.

“Analisar os dados consolidados do PIB do Tocantins ao longo dos últimos 20 anos permite compreender o que já funcionou e apontar caminhos viáveis para o crescimento sustentável. O cálculo do PIB trimestral do Tocantins, implantado na gestão do governador Wanderlei Barbosa, representa um avanço importante e oferece uma ferramenta estratégica para tornar o planejamento público ainda mais eficiente, contribuindo com o Tocantins que queremos para o futuro da nossa população”, pontua o titular da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Sergislei de Moura, ao acrescentar que a equipe econômica do Governo do Tocantins está atenta aos indicadores que impactam diretamente o desenvolvimento regional.

*Com informações do Governo do Tocantins

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

PAA Indígena fortalece produção sustentável e dignidade aos Cinta Larga em Rondônia

O PAA Indígena permite a compra direta de alimentos produzidos por comunidades indígenas, com pagamento justo e logística garantida.

Leia também

Publicidade