Sustentabilidade, negócios e entretenimento impulsionaram a 43º edição da Expoferr Show 2024. Em números, a Exposição-feira Agropecuária de Roraima cresceu 30% em relação ao ano anterior.
Para além das apresentações musicais de artistas locais e nacionais, a Expoferr tem leilões diários, rodeios e vaqueirada. Em 2024, o evento foi realizado no Parque de Exposição Dandãezinho, com uma estrutura montada de mais de 93 mil m².
De acordo com o secretário da Secretaria de Agricultura Desenvolvimento e Inovação de Roraima (Seadi), Márcio Grangeiro, a economia criativa proporciona uma forma de conexão entre as pessoas.
“Nós temos aqui a economia criativa que gera renda e expõe a capacidade inovadora da nossa população. Uma economia que dá oportunidades a todos de estarem no mesmo ambiente, fazendo negócios e conectando-se e isso é o grande ambiente fortalecido pela Expoferr Show”, destacou Grangeiro.
Ao longo dos dias 5 e 9 de novembro, milhares de pessoas passaram pelo Dandãezinho. Só no primeiro dia, foram cerca de 40 mil. A expectativa é que meio milhões de pessoas passem nos cinco dias de evento.
Ações educativas
No decorrer do evento, algumas ações educativas voltadas para o trânsito fizeram parte da feira. Na cobertura jornalística realizada pelo AmazonSat, o presidente do Detran Roraima, Gueres Mesquita pontuou,
“Nosso trabalho aqui é na parte de fiscalização e controle de trânsito e também educacional, para trazer as mensagens de trânsito, a conscientização, principalmente em ambientes com bebidas alcoólicas, então é uma preocupação nossa que a pessoa vá beber e dirigir depois. A gente tem essa preocupação, as ações educacionais estão justamente para levar essa conscientização para as pessoas. E os nossos agentes estão no perímetro interno do parque controlando o trânsito de veículos”, salientou.
Ele acrescentou também que o departamento de trânsito contou com o apoio da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
Leilões
A Expoferr também contou com a realização de leilões de animais, com destaque para a venda de gados das raças Nelore e Tabapuã, além de equinos. Ao todo, foram leiloados 151 animais em quatro leilões.
Crescimento do evento
Quem explica sobre o crescimento do evento de 30% em relação ao ano anterior é o secretário de Comunicação Social, Weber Negreiros:
“A cada ano a feira vem crescendo. Em relação à edição de 2023, cresceu 30% em relação à estrutura e dimensão. Tivemos um pequeno aumento de expositores. Além de toda a questão do entretenimento, da exposição de marcas, ela traz outra característica: mostra na prática o desenvolvimento do estado. Os números que Roraima vem apresentando fazem de Roraima referência para o Brasil”.
Vitrine do agronegócio
Negreiros também afirmou que a Expoferr Show é uma oportunidade para firmar parcerias e fechar negócios e explica como o evento fomenta a cadeia econômica de Roraima:
“A ideia principal é a vitrine do agronegócio de Roraima. O agronegócio é a grande metodologia onde envolve desde a agricultura indígena, passando pela agricultura familiar e chegando na média e grande agricultura. Com esse tipo de engajamento, o Governo faz investimento para incentivar a agricultura familiar, comprando equipamentos, então automaticamente ele atrai grandes marcas para o mercado que montam escritórios, montam unidades aqui e comercializam seus produtos”.
Shows
Uma das partes mais aguardadas dentro da programação foram as atrações nacionais do evento. Este ano a Expoferr contou com shows de:
- Dia 5 – Jads e Jadson
- Dia 6 – Henry Freitas
- Dia 7 – Iguinho e Lulinha
- Dia 8 – Naiara Azevedo
- Dia 9 – Flávio José
Vale ressaltar, também, que o espaço contou com a realização de rodeios, corridas de cavalo, exposições de negócios, além de vários espaços gastronômicos para a população do estado de Roraima.
Expoferr Show
O maior evento da agroindústria roraimense é realizado em uma área com mais de 90 mil m² de infraestrutura para shows nacionais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena de conhecimento, palestras, mostras de maquinários agrícolas, rodadas de negócios, sustentabilidade, inovação, entre outras atividades que potencializam a produtividade regional. Em sua 43ª edição, a Expoferr Show acontece no Parque de Exposição Dandãezinho, em Boa Vista.