Encontro com cônsul da Itália visa expansão de negócios entre Rondônia e mercado europeu

Encontro contou com a presença de empresários e representantes de setores estratégicos, como o de café, mandioca, soja, milho e couro de jacaré.

Foto: Bruna Felipe/Secom RO

Com o objetivo de alinhar oportunidades de negócios com o mercado europeu, o governo de Rondônia recebeu o cônsul-geral da Itália, Domenico Fornara, e o vice-cônsul da Itália em Porto Velho, Cláudio Guastella, em um encontro que marcou um passo importante para o fortalecimento das relações comerciais entre Rondônia e a Itália, no dia 6 de dezembro, em Porto Velho. O evento contou com a presença de empresários e representantes de setores estratégicos, como o de café, mandioca, soja, milho e couro de jacaré.

Leia também: Abate de jacarés é liberado pelo ICMBio em reserva rondoniense

A iniciativa, conduzida pela Coordenadoria de Atração de Investimentos (Invest Rondônia), visa identificar os principais interesses do mercado italiano e construir parcerias baseadas no potencial produtivo de Rondônia. “Este encontro fortalece o setor produtivo, aproveitando o reconhecimento internacional da qualidade de nossos produtos, como o café e o cacau”, salientou o governador do Rondônia, Marcos Rocha.

Parcerias estratégicas

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, enfatizou o alinhamento entre o setor público e o empresarial para explorar novas oportunidades.

Especialistas participaram, também, da reunião para debater oportunidades em tecnologia, inovação e Economia Verde. O secretário-adjunto da Sedec, Avenilson Trindade, destacou que o alinhamento com o consulado é essencial para ampliar a presença de Rondônia no cenário internacional e trazer inovação ao setor agrícola.

Fortalecimento comercial

Um dos resultados esperados do encontro é a criação de um plano de trabalho conjunto para promover acordos bilaterais entre Rondônia e Itália, focados na ampliação do comércio e na troca de tecnologias. O estado, com sua infraestrutura estratégica e o diferencial competitivo da hidrovia do madeira, está preparado para atender às demandas do mercado europeu, destacando-se como um importante parceiro comercial.

Além disso, reforça-se o compromisso com práticas sustentáveis, promovendo o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, destacando o imenso potencial de Rondônia na Economia Verde e Bioeconomia.

O evento contou com a participação de secretários estaduais, coordenadores e representantes de instituições como Sedec, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio), e Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). Empresários e especialistas contribuíram para as discussões estratégicas.

*Com informações do Governo de Rondônia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade