Cadernos Setoriais apontam oportunidades de investimento sustentável na região amazônica

A Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), desde 2021, disponibiliza os oito Cadernos Técnicos Setoriais para indicar oportunidades de investimento no município. Os estudos foram coordenados pela ADPVH e são fruto de um convênio entre o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e foram financiados com recursos do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial de Rondônia (Fider), identificando o potencial e as tendências de mercado, disponibilizado para o conhecimento de futuros investidores.

“Criamos um catálogo com os segmentos mais viáveis para a atração de novos negócios, sem deixar de estimular os empreendimentos já existentes. Isso tudo pensado de maneira a abrir um espaço inovador de negócios e também de forma sustentável, possibilitando o fortalecimento da economia do município”, destaca o presidente da ADPVH, Leandro Dill.

Foto: Leandro Morais/Superintendência Municipal de Comunicação (SMC PV)

Nesse sentido, os Cadernos Setoriais tem um foco voltado às micro, pequenas e médias empresas, que têm papel importante na economia, destacando os avanços e diagnósticos do setor. A capital possui cerca de 71 mil CNPJs ativos, com destaque para os setores de comércio varejista, produtos farmacêuticos, móveis, alimentos, bebidas, beleza, construção, lanchonetes e restaurantes.

A Agência, em parcerias com outras instituições e pastas municipais, tem atuado para estabelecer ações de apoio aos setores com potencial de rentabilidade, como ecoturismo e gastronomia locais. Tanto com consultorias e workshops, como com modernização da legislação, permitindo mais celeridade na abertura de novos empreendimentos, por exemplo.

Os cadernos apresentam oportunidades de negócios voltadas para a inovação e sustentabilidade, com informações estratégicas àqueles que desejam investir em Porto Velho, como dados socioeconômicos, panorama de mercado e potencial de negócios. O principal destaque dos cadernos é a matriz de investimentos necessários para alavancar cada arranjo produtivo estudado, além disso, de forma complementar cada caderno possui um plano de ação de curto, médio e longo prazo dividido em dimensões (I) Gestão e Finanças; (II) Regulatório; (III) Operacional; (IV) Capacitação Profissional; (V) Infraestrutura. Dimensões que balizam as ações de forma complementar identificando os potenciais atores responsáveis pelas ações.

As áreas trabalhadas são: Agropecuária de baixa emissão; Bioeconomia; Biotecnologia; Concessões de floresta; Energias renováveis; Florestas plantadas; Mineração sustentável; e Turismo sustentável, e reforçam a busca da Prefeitura de Porto Velho pelo crescimento econômico pautado pela sustentabilidade.

Os oito Cadernos Setoriais podem ser consultados abaixo:

*Com informações da Prefeitura de Porto Velho

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Minissérie mistura missão astronauta com salinização das águas enfrentada no Bailique, no Amapá

Produção foi realizada durante 13 dias no Arquipélago do Bailique, mostrando a elevação extrema do nível do mar a e salinização do rio Amazonas em meio a uma missão astronauta.

Leia também

Publicidade