Navio sonda NS 42 afretado pela Petrobras Amapá. Foto: Divulgação/Petrobras
O governador Clécio Luís recepcionou, na quinta (20), no Palácio do Setentrião, em Macapá (AP), o presidente da Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), Sérgio Bacci, que esteve acompanhado de uma equipe técnica para iniciar os estudos que irão definir a localização geográfica e a implantação técnica e jurídica da nova base logística de petróleo, derivados, gás e biocombustíveis no estado.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
“Ele veio ao Amapá com uma orientação clara da presidenta Magda Chambriard, que comanda a Petrobras, colocando à disposição essa estrutura que envolve todo um ecossistema de empresas que se complementam na prestação de serviços e no fornecimento de insumos. É um passo significativo, que reforça que trabalhamos diariamente para que cada etapa gere resultados positivos para o Amapá e para o país”, destacou Clécio Luís.

Sérgio Bacci ressaltou que o início dessa fase é fundamental para consolidar a presença do sistema Petrobras no Amapá e garantir uma área adequada para o escoamento do futuro petróleo da Margem Equatorial.
“Quero aproveitar para agradecer ao governador. A presidenta Magda me autorizou a vir ao estado após uma conversa que teve com ele durante a OTC. Ela é muito grata pelo esforço que o governador e sua equipe fizeram para ajudar no processo de licenciamento junto ao Ibama. Tenho certeza de que avançaremos para a fase de extração, e que isso elevará o estado a um novo patamar”, pontuou Bacci.
Encontro entre Sergio Bacci e o governador do Amapá, Clécio Luís
O encontro também reuniu a classe empresarial e representantes dos poderes Legislativo, Executivo municipal e Judiciário, que conheceram as bases do projeto da Transpetro no Amapá. Durante a reunião, foram discutidas ações de formação e capacitação da população, especialmente dos jovens, além da necessidade de fortalecer e credenciar empresas locais para participarem das oportunidades geradas pela cadeia do petróleo e gás.

“Estamos trabalhando para construir o melhor destino para o Amapá a partir dessa nova perspectiva. Vamos avançar em várias etapas ao mesmo tempo, aproveitando essa janela de oportunidade para nos preparar. Cada um terá que fazer sua parte, e estou certo de que o resultado será positivo para o estado”, enfatizou o governador.
Ao final da agenda, Clécio Luís e Sérgio Bacci visitaram a área portuária de Santana, onde realizaram uma vistoria técnica como parte da etapa de prospecção da instalação da Transpetro no estado, avaliando as condições logísticas do local.
*Com informação do Governo do Estado do Amapá
