Hospital Beneficente Português: 151 anos de história e excelência em saúde no Amazonas

Sob o lema "Oferecendo Saúde, Salvando Vidas", tornou-se um marco nas ações de saúde do Amazonas no período áureo da borracha, final do século XIX, início do XX.

Foto: Divulgação/HPAM

Por Osíris M. Araújo da Silva – osirisasilva@gmail.com

O Hospital Beneficente Português do Amazonas, fundado em 1873 como instituição de caridade, associação civil sem fins lucrativos, celebra 151 anos de história neste 31 de outubro de 2024. Sob o lema “Oferecendo Saúde, Salvando Vidas”, tornou-se um marco nas ações de saúde do Amazonas no período áureo da borracha, final do século XIX, início do XX. Então, o látex oriundo da seringueira ganhava projeção internacional na fabricação da borracha e seus derivados, insumos de ampla aplicabilidade na indústria mundial. Manaus e Belém, nesse período, passaram por profundas transformações sociais e econômicas pressionadas pelo crescimento populacional. Consequentemente, assumem importância fundamental as instituições de saúde, representadas na cidade por hospitais, enfermarias, lazaretos, laboratórios e hospícios.

O Hospital nasceu do esforço de aproximadamente 70 pioneiros que se dedicaram a construir e manter uma instituição de saúde destinada a atender tanto a colônia portuguesa quanto aos necessitados. Em 1893, a sede atual foi inaugurada na Avenida Joaquim Nabuco, antiga Estrada Corrêa de Miranda. Paralelamente, funcionavam na capital amazonense, à época, o Hospital “São Vicente”, criado em 1852, com fins militares, e a Santa Casa de Misericórdia de Manaus, também conhecida na documentação como “Hospital da Caridade”, criada pela lei provincial n. 451, de 4 de abril de 1880.

Em 11 de fevereiro de 1909, o Hospital Beneficente Português recebeu o título de “Real” das mãos do Rei Dom Manoel II. Posteriormente, em 5 de outubro de 1933 foi agraciado pelo Governo Português com a Comenda da Ordem de Benemerência, adotando o nome Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas, tendo sido reconhecido como de Utilidade Pública pelo governo amazonense em 1959 e pelo governo Federal em 1996. Ao longo dos anos, o Hospital acompanhou a evolução da medicina estadual em todos os seus níveis e complexidades, investindo em tecnologia e na qualificação de seu corpo clínico, formado por médicos renomados de Manaus; de enfermagem e auxiliares técnicos.

Atualmente, a instituição conta com 22 leitos em apartamentos, 36 em enfermarias, 20 em UTIs, 7 salas de centro cirúrgico, 4 leitos de recuperação pós-anestésica, 10 em salas de observação e uma sala de reanimação. Além disso, o hospital segue com planos de expansão para aumentar sua capacidade de atendimento. Além disso, oferece serviços de imagem avançados e procedimentos de hemodinâmica, como cateterismo, drenagem, TAVI e angioplastia; e conta também com um serviço de diálise humanizado, uma equipe multidisciplinar especializada em nefrologia e uma estrutura moderna voltada ao tratamento de doenças renais agudas e crônicas.

Nas instalações do Beneficente, funciona ainda o Instituto de Oncologia do Amazonas (IOAM), uma referência em tratamento oncológico em Manaus. Equipado com tecnologia de ponta e os mais modernos recursos médicos, o IOAM se destaca pela segurança e excelência no cuidado aos pacientes, consolidando sua posição como um dos principais centros de oncologia da região. No geral, dispõe de abrangente e ampla gama de especialidades, dentre elas: Bariátrica, Buco Maxilo, Cabeça e Pescoço, Cirurgião Geral, Clínica Médica Geral, Clínico Cirurgião Oncológico, Cardiologia, Cardiovascular, Cirurgia torácica, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia, Mastologia, Medicina de Família e Comunidade, Neurocirurgião, Nutrição, Obstetrícia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Proctologia, Psicologia e Urologia.

A instituição igualmente mantém diversificada cobertura de convênios, incluindo Aeronáutica, AFFEAM Saúde, Allianz, Amil, Blue, Bradesco, Capesaúde, Casembrapa, Casf Saúde, Cassi, Mondial Assistance, Central Nacional Unimed, Conab, Congregação das Missionárias, E-Vida, Foto Nascimento, Fundação Assefaz, Fusex, Geap Saúde, Golden Cross, Inter Assist, Life Empresarial Saúde, ManausMed, Marinha do Brasil, Mediservice, Omint, Plan Assiste, Postal Saúde, Pró-Social, Saúde Caixa, Saúde Petrobras, TRE Amazonas e Waimiri Atroari. Além disso, dispõe de pronto atendimento 24 horas, com atendimento a partir dos 15 anos.

A atual diretoria do Hospital Beneficente Português, referência em relação à estrutura hospitalar do Amazonas, está assim constituída: Presidente da Diretoria Executiva, médico Leopoldo Cavalcanti Krichanã da Silva; Presidente da Assembleia Geral, António Augusto Rocha de Souza Leite; Presidente do Conselho Fiscal, José Alcides de Queiroz Lima; Controller, Paulo Cezar Fortes do Couto e Administrador Geral, Juan Souza.

Sobre o autor

Osíris M. Araújo da Silva é economista, escritor, membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) e da Associação Comercial do Amazonas (ACA).

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Livrarias físicas de Manaus resistem a era digital

Segundo um estudo divulgado em 2023 pela Associação Nacional de Livrarias, existem quase 3 mil livrarias no Brasil.

Leia também

Publicidade