Manaus 30º • Nublado
Sexta, 09 Dezembro 2022

Ilha de Cotijuba é um dos destinos mais procurados pelos paraenses

Em uma viagem de barco, com duração de 40 minutos, partindo do porto de Icoaraci, a ilha de Cotijuba e seus encantos são alcançados. No trajeto pelo rio Pará e seus furos, que mostram paisagens que parecem ser cuidadosamente desenhadas, é o momento de ir se desconectando do agito diário da capital paraense, entrar em contato com a natureza e desacelerar.

Rica em beleza, aromas e sabores, a ilha de Cotijuba é uma das 42 ilhas que integram a área do município de Belém. Localizada no distrito de Outeiro, Cotijuba significa "trilha dourada", em tupi. Ela foi assim batizada com pelos seus primeiros habitantes, os índios Tubinambás. O nome faz uma referência ao solo argiloso da ilha.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Belém

O ponto de partida para ilha de Cotijuba é o porto do distrito de Icoaraci, localizado na rua Siqueira Mendes. É de lá que os barcos partem rumo à ilha. Logo de manhã cedinho, por volta de 7 horas, o porto já está bem movimentado por pessoas que trabalham nas ilhas e as que estão chegando do outro lado do rio Pará. Depois que o barco parte, é possível ver também outras ilhas, como por exemplo, Jutuba e Paquetá.

Do outro lado da baía do Guajará, a embarcação chega ao terminal hidroviário Poeta Antônio Tavernard, na ilha de Cotijuba. No desembarque é possível ver as charretes e motorretes - motos que puxam carroças modernas, com assento confortável - que aguardam os visitantes para os levar aos destinos que buscam dentro da ilha.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Belém

As praias que ficam mais próximas do porto de Cotijuba são Farol, Saudade, Flecheira, Funda e Amor, às quais se pode chegar indo a pé, e a mais distante - como o nome já entrega - é a Vai Quem Quer, para a qual é necessário transporte, no caso, os motorretes. Cotijuba conta ainda com uma infraestrutura de bares e pousadas que garantem uma estadia tranquila e confortável aos visitantes.

Como chegar

A Prefeitura de Belém mantém uma linha de barco para a ilha nos seguintes horários: de segunda-feira a sábado, Cotijuba/Icoaraci, às 5h45 e às 17h; e Icoaraci/Cotijuba, às 9h e 18h30. 

Aos domingos e feriados, os horários mudam: Cotijuba/Icoaraci, às 5h45 e 18h; e Icoaraci/Cotijuba, às 9 h e 19 h.  

Veja mais notícias sobre TurismoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 09 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/