Ilha de Cotijuba é um dos destinos mais procurados pelos paraenses

Rica em beleza, aromas e sabores, destino turístico é uma das 42 ilhas que integram a área do município de Belém.

Em uma viagem de barco, com duração de 40 minutos, partindo do porto de Icoaraci, a ilha de Cotijuba e seus encantos são alcançados. No trajeto pelo rio Pará e seus furos, que mostram paisagens que parecem ser cuidadosamente desenhadas, é o momento de ir se desconectando do agito diário da capital paraense, entrar em contato com a natureza e desacelerar.

Rica em beleza, aromas e sabores, a ilha de Cotijuba é uma das 42 ilhas que integram a área do município de Belém. Localizada no distrito de Outeiro, Cotijuba significa “trilha dourada”, em tupi. Ela foi assim batizada com pelos seus primeiros habitantes, os índios Tubinambás. O nome faz uma referência ao solo argiloso da ilha.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Belém

O ponto de partida para ilha de Cotijuba é o porto do distrito de Icoaraci, localizado na rua Siqueira Mendes. É de lá que os barcos partem rumo à ilha. Logo de manhã cedinho, por volta de 7 horas, o porto já está bem movimentado por pessoas que trabalham nas ilhas e as que estão chegando do outro lado do rio Pará. Depois que o barco parte, é possível ver também outras ilhas, como por exemplo, Jutuba e Paquetá.

Do outro lado da baía do Guajará, a embarcação chega ao terminal hidroviário Poeta Antônio Tavernard, na ilha de Cotijuba. No desembarque é possível ver as charretes e motorretes – motos que puxam carroças modernas, com assento confortável – que aguardam os visitantes para os levar aos destinos que buscam dentro da ilha.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Belém

As praias que ficam mais próximas do porto de Cotijuba são Farol, Saudade, Flecheira, Funda e Amor, às quais se pode chegar indo a pé, e a mais distante – como o nome já entrega – é a Vai Quem Quer, para a qual é necessário transporte, no caso, os motorretes. Cotijuba conta ainda com uma infraestrutura de bares e pousadas que garantem uma estadia tranquila e confortável aos visitantes.

Como chegar

A Prefeitura de Belém mantém uma linha de barco para a ilha nos seguintes horários: de segunda-feira a sábado, Cotijuba/Icoaraci, às 5h45 e às 17h; e Icoaraci/Cotijuba, às 9h e 18h30. 

Aos domingos e feriados, os horários mudam: Cotijuba/Icoaraci, às 5h45 e 18h; e Icoaraci/Cotijuba, às 9 h e 19 h.  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade