Manaus 30º • Nublado
Quinta, 01 Dezembro 2022

Confira sete praias do Pará que fazem parte da Amazônia Atlântica

praiadocrispim01
A Rota Turística Amazônia Atlântica, no Pará, iniciou em 2015 com o objetivo de criar uma alternativa econômico-social e ambiental para as comunidades. De acordo com o Ministério do Turismo, a rota é constituída por diferentes atividades, "como a agricultura agroecológica na produção de mandioca; manejo agroflorestal orgânico implantado a partir do rebrotamento da floresta nativa, criação de ostras de forma sustentável, produção orgânica de frutas, geleias e doces, licores, temperos, entre outras".

Há também a Trilha Amazônia Atlântica, uma iniciativa que possibilita pedalar ou caminhar pelo nordeste paraense, percorrendo ramais e trilhas por meio de florestas de terra firme, campos naturais e o litoral atlântico da Amazônia, por cerca de 440km.

Mas por falar em litoral, as praias paraenses são outra opção para quem quer conhecer a Amazônia Atlântica. Inclusive, o roteiro conta com sete praias que fazem sucesso entre os banhistas, segundo a Secretaria de Turismo do Estado, e também possuem o objetivo de valorizar a cultura local. Confira:

Praia do Crispim

Vale a pena dar uma esticadinha da vila de Marudá (distante a 160 quilômetros de Belém) até essa bela praia do Crispim. De areias brancas e finas, esse pedaço do paraíso é banhado pelo Atlântico, tendo na sua extensão dunas, cajueiros, flores do campo e o ajuru, além do mangue e dos pequenos lagos.

Praia de Marudá

É a praia mais procurada pelos visitantes devido à proximidade da cidade e a boa infraestrutura de serviços. São quase dois quilômetros de areias brancas, ventos e água salgada. Durante a alta estação – Carnaval, junho, julho, setembro, novembro e no Reiveillon é comum encontrar grupos de Carimbó alegrando o ambiente.

Praia do Algodoal

Fazem parte de uma Área de Proteção Ambiental por apresentarem atrativos culturais e naturais importantes para a qualidade de vida da população. O ecossistema local é formado por dunas, praias, restingas, furos, campos naturais, mangues, dentre outros. O "Furo Velho" corta as duas ilhas, possibilitando o acesso as diversas vilas como Algodoal, Fortalezinha, Mocooca e Camboinha com suas belezas naturais. A melhor época para visitar o lugar é de junho a novembro. 

Praia do Atalaia 

Praia de areias brancas e águas salgadas, o Atalaia é a grande pedida para famílias inteiras devido a sua extensão - ideal para o lazer e atividades esportivas radicais. Crianças se divertem nos laguinhos que surgem durante a baixa-mar e, para completar o cenário praiano, barracas de comidas oferecem os mais variados cardápios aos visitantes. 

Praia do Farol Velho 

É bastante procurada por pessoas que gostam de tranquilidade e o acesso pode ser feito pela praia do Atalaia na baixa-mar, quando surgem ruínas do antigo farol de sinalização ou, ainda, por uma pequena estrada construída sobre as dunas. O local possui extensa área de areia, casas de veranistas, pousadas, bares e restaurantes, além de um por do sol inspirador. 

Praia da Princesa 

A praia fica na ilha de Algodoal no litoral do Pará, sendo bastante procurada por turistas devido as belezas naturais e por ser uma área de proteção ambiental. Banhada pelo  Atlântico, a praia da Princesa possui areias brancas, dunas com vegetação nativa e um lago. Para chegar até o local é preciso atravessar de canoa um canal (30 a 40 minutos) até a Vila de Algodoal ou pagar uma charrete, caso a maré esteja baixa, mas vale a pena se deparar com a imensidão da paisagem. 

Praia da Princesa. Foto: Divulgação

Praia do Maçarico

A mais tradicional praia da região é bastante procurada por conta da proximidade da cidade, da ventilação constante e do aprazível pôr do sol. Quando a maré recua, surgem pássaros perambulando pelas areias e mangues à procura de alimentos. É impossível ficar parado na orla do Maçarico, aqui estão os bares, restaurantes, barracas de tacacá, além de parques infantis e um calçadão incrível para pedalar e caminhar. 

Praia do Maçarico. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Veja mais notícias sobre TurismoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 01 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/