Casa das Onze Janelas: conheça um dos marcos da história da capital do Pará

A Casa das Onze Janelas está abrigada em um prédio construído no século XVIII, originalmente residência de Domingos da Costa Bacelar.

O Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém (PA), foi inaugurado em 2002, tornando-se um espaço dedicado à arte contemporânea brasileira para as regiões Norte e Nordeste. 

Situada ao lado do Forte do Presépio, o espaço está abrigado em um prédio construído no século XVIII, o qual foi originalmente residência de Domingos da Costa Bacelar. A construção era chamada de Palacete das Onze Janelas, nome que vem do fato de possuir 11 janelas em sua fachada superior.

Foto: Divulgação/Agência Pará

Tratava-se de uma casa avarandada construída pelo rico proprietário de engenho de açúcar, Domingos da Costa Bacelar, e funcionava como casa de final de semana, já que ele residia no interior, onde se localizavam seus engenhos. Localizada na foz do rio Guamá, Domingos não finalizou a construção, por medo de ser confiscada pelo Estado.

Posteriormente, foi adaptada para instalação do Hospital Real Militar, cujo projeto ficou a cargo do arquiteto bolonhês Antonio Landi. Após a desativação do hospital, o espaço manteve funções militares, abrigando a 5ª Companhia de Guarda do Exército.

Na execução do ‘Projeto Feliz Lusitânia’, que visa a revitalização do núcleo histórico de Belém, o espaço foi restaurado e adaptado ao uso museológico. Seu acervo é formado por várias coleções de arte moderna, contemporânea e fotografia, que apresentam obras de artistas locais e nacionais. 

Destacam-se no acervo a Coleção Funarte, oriunda dos Salões Nacionais de Arte, que juntamente com a coleção Fotografia Paraense Panorama 80/90 deu origem ao acervo do museu.

A partir do ano de 2005 foi realizada a transferência de parte das coleções que estavam sob a guarda do Museu do Estado para a tutela das Onze Janelas. A transferência, atendendo critérios de tipologia e recorte temporal, permitiu o enriquecimento do acervo e obedeceu ao perfil museológico de cada instituição para ter a guarda das coleções pertencentes ao Governo do Pará.

As salas Ruy Meira, Gratuliano Bibas, Valdir Sarubbi e o Laboratório das Artes permitem um fluxo intenso de mostras, consolidando a Casa como espaço de referência para a Arte Contemporânea Brasileira. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade