Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

5 motivos para incluir Tocantins nos planos de viagens para turistar

turismo-foto-observatorio-do-turismo-to

Muitas vezes ficamos indecisos em escolher o destino de uma viagem. Explorar qual cultura? De qual país? Mas que tal adicionar às opções um dos Estados da Região Norte do Brasil mesmo? Tocantins abriga paraísos que vão além do Jalapão e peculiaridades únicas que atraem muitos turistas e aventureiros.

O Portal Amazônia reuniu alguns motivos para adicionar Tocantins na lista de lugares para conhecer. Confira:

1. Passear na maior praça da América Latina

A Praça dos Girassóis, em Palmas, é considerada a maior praça da América latina com seus 571 mil metros quadrados. Até o momento, a praça amazônica só perde em tamanho para a Praça Xinghai em Dalian (China), com 1,76 milhão m²; Times Square em Daqing (China), com 1,4 milhão m²; e a Praça Merdeka em Jacarta, (Indonésia), com exatamente 1 km2.

De acordo com o Portal de Turismo do Estado do Tocantins, o complexo arquitetônico reúne as sedes dos três poderes públicos estaduais: o Palácio Araguaia (Poder Executivo), a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Poder Legislativo) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Poder Judiciário). Nas alas leste e oeste da praça estão distribuídas as Secretarias de Governo.

E a área também conta espaço para as crianças, praça de alimentação e atrativos que contam a história do povo tocantinense, com monumentos e obras de arte.

Praça dos Girassóis. Foto: Ademir dos Anjos/Governo de Tocantins

2. Visitar a fronteira do Estado com o Maranhão e o Pará

Praias, biomas e regiões históricas fazem parte da rota turística dos municípios que formam o Bico do Papagaio, no extremo norte do Estado. A região é fronteira com o Maranhão e o Pará e onde a fauna e a flora do Cerrado e da Amazônia se encontram.

O Bico do Papagaio está localizado entre os rios Araguaia, a Oeste, e Tocantins, a Leste, e é formado por 25 dos 139 municípios do Estado. A região favorece o fortalecimento turístico por conta das praias sazonais do verão tocantinense – entre junho e agosto –, com suas águas mornas e praias de areia branca. 

Fotos: Luciano Ribeiro/ATN

3. Experimentar o biscoito mais famoso do Estado 

Uma das "joias" do município de Natividade é o 'amor-perfeito', uma tipo de biscoito fino, assado em forno a lenha, bastante apreciado pelos turistas e produzido de forma artesanal há mais de 100 anos. Seu sucesso se deve à família de Ana Benedita de Cerqueira e Silva, a 'Dona Naninha', que popularizou o biscoito em todo Estado.

Amor-perfeito, biscoito popular em Natividade. Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins

4. Observar pássaros 

Gosta de explorar outras formas de turismo? Uma sugestão é o de observação de pássaros, de baixíssimo impacto ambiental, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência singular. E o Tocantins, graças à sua variedade de ambientes (Cerrado, Floresta Amazônica e Caatinga), é um dos locais preferidos para os amantes do chamado birdwatching.

De acordo com a plataforma Wikiaves, existem 1.919 espécies diferentes da avifauna reconhecidas e catalogadas no Brasil. E dessas, o Tocantins registra a ocorrência de 650 espécies. Ou seja, um terço de todas as aves registradas no país pode ser vista no Estado, tornando-o um importante destino para os observadores de pássaros amadores ou profissionais.
Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

5. Flutuar nos fervedouros

Os fervedouros do Tocantins são capazes de proporcionar essa sensação. Isso porque as "piscinas" de água natural não deixam ninguém afundar, devido à ação da pressão exercida pela água que vem do lençol freático.

São nascentes de rios subterrâneos que, geralmente, não têm espaço para vazão da água e, por isso, formam uma espécie de piscina natural. Além da sensação, a diversidade de cores e formatos dos fervedouros proporcionam ao visitante relaxamento, contemplação e diversão.
Foto: Reprodução/Governo de Tocantins

Que outro item você colocaria nesta lista?

Veja mais notícias sobre TurismoTocantins.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/