Teatro Museu da Marujada, o guardião de uma das maiores expressões culturais de Bragança

No teatro museu paraense estão expostos painéis de artistas locais, instrumentos musicais, artesanato, trajes típicos e registros históricos.

Inaugurado em 26 de dezembro de 2002, na administração de José Diogo e Celso Leite, o Teatro Museu da Marujada foi construído como uma homenagem em comemoração aos 204 anos de tradição de uma das maiores expressões culturais do povo Bragantino e do Estado do Pará, a Marujada de São Benedito. O espaço está localizado na Praça Antônio Pereira, sn – Centro de Bragança, município paraense.

Teatro Museu guarda a história da Marujada de São Benedito. Foto: Divulgação

Em 1997, o local onde funcionava o Cinema Olímpia foi adquirido para se construir o Teatro e Museu da Marujada. A fachada colorida do prédio chama atenção, indicando que o lugar é especial para o povo bragantino. O galpão serve para recepções em geral e para os ensaios de grupos da irmandade de São Benedito que deverão se apresentar durante a festividade da Marujada.

A Marujada de São Benedito é a maior manifestação cultural e religiosa do município e a festa acontece em três lugares da cidade: a Igreja de São Benedito, o Salão e o Museu da Marujada. No teatro museu estão expostos painéis de artistas locais, instrumentos musicais, artesanato, trajes típicos da festa e registros históricos.

Foto: Divulgação

Reforma

O teatro passou por uma reforma recentemente e a obra foi entregue no dia 26 de dezembro de 2022. Entre as melhorias, o espaço recebeu piso, pintura, climatização do ambiente, banheiros, cobertura, recuperação da fachada e novo sistema elétrico. No total, foram investidos no espaço R$ 778.320,85. A obra empregou mais de 50 pessoas da Irmandade da Marujada de São Benedito, movimentando a economia local.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade