15 anos de história: Romaria das Águas exalta cura pela fé, no Amazonas

O Dia de Nossa Senhora do Carmo é celebrado em 16 de julho. A santa é padroeira de Parintins e a Catedral em sua homenagem foi tombada por sua importância cultural pela Lei Nº 618/2004.

Com o tema ‘Cura Pela Fé – Amazônia’, a maior procissão fluvial da região amazônica celebra 15 anos de história no Amazonas. A emblemática procissão para Nossa Senhora do Carmo dá continuidade às tradições culturais que sucedem o Festival Folclórico de Parintins, que ocorre no último fim de semana de junho.

Em 2024, a procissão tem como símbolo uma escultura de Nossa Senhora do Carmo com 16 metros de altura. A imagem sagrada da santa padroeira de Parintins, percorrerá o Rio Amazonas, simbolizando a fé e devoção dos fiéis.

A escultura foi idealizada e projetada pelo artista parintinense Juarez Lima e seus filhos Thyago Lima e Juarez filho, e traz uma simbologia de tradição e herança para futuras gerações.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Parintins

Apesar dos 15 anos de Romaria, este é o quarto ano em que o cortejo sai de Manaus até Parintins. O evento foi criado em 2009 por Juarez derivado de uma promessa para a melhora da saúde de um amigo que havia sofrido de um acidente vascular cerebral (AVC).

Durante a pandemia, Juarez perdeu sua esposa para a Covid-19 e com uma nova promessa de recuperação de seus filhos, também acometidos pela doença, a Romaria passou a partir da capital amazonense.

Nossa Senhora do Carmo

O Dia de Nossa Senhora do Carmo é celebrado em 16 de julho. A santa é padroeira de Parintins e a Catedral em sua homenagem foi tombada por sua importância cultural pela Lei Nº 618/2004.

A Romaria das Águas é uma procissão em preparação para celebrar o dia da santa. Durante o dia 16, ocorre uma novena em homenagem à padroeira e uma procissão pelas principais ruas e avenidas de Parintins. Uma missa marca o encerramento da festa.

Programação

Neste ano, a Romaria iniciou no dia 13 de julho. De acordo com a página oficial do evento, a embarcação com fiéis saiu de Manaus ainda no sábado com destino à Parintins, chegando dia 14 de julho, às 14 horas, com uma parada oficial na Boca do Limão para o início da Romaria, saindo da Boca do Limão às 17h30 com destino ao Porto de Parintins, para o grande ato da missão da Romaria das Águas.

Após a celebração, a embarcação retorna a Manaus no dia 17 de julho, partindo às 7h do Porto de Parintins.

Para mais informações, o contato da organização do evento é (92) 99195-1434.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Entenda o que são as florestas públicas não destinadas

Elas somam uma área do tamanho da Espanha e estocam quase um ano de emissões globais de carbono. No entanto, ficam mais vulneráveis à grilagem e ao desmatamento ilegal.

Leia também

Publicidade