Rede Amazônica é reconhecida por lei como patrimônio histórico e cultural no Macapá

Lei que leva o nome 'Jornalista Phelippe Daou', em homenagem ao fundador da emissora afiliada à TV Globo, foi aprovada pela Câmara Municipal de Macapá.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica AP

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Macapá o projeto de lei que reconhece a Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, como patrimônio histórico, cultural, social e jornalístico de Macapá, nesta terça-feira (6).

O projeto é de autoria do presidente da câmara, o vereador Pedro DaLua, registrado como ‘Lei Jornalista Phelippe Daou‘, em homenagem ao fundador da Rede Amazônica e leva em consideração a contribuição história da afiliada para a formação da população macapaense.

Leia também: Phelippe Daou, o jornalista

“Valorizar a Rede Amazônica é valorizar a história de Macapá, a identidade amazônica e a liberdade de expressão responsável”, disse o vereador.

Foi aprovado também pelo vereador o Projeto de Decreto Legislativo, que outorga homenagem aos 60 anos da TV Globo, completados no dia 26 de abril de 2025 e pelos relevantes serviços da emissora voltados à comunicação, cultura e formação do povo brasileiro.

A afiliada foi contemplada também pela promoção das tradições e identidades amazônicas, incentivo à preservação da memória comunicacional e difusão de informações de interesse público.

Phelippe Daou durante inauguração da primeira sede da TV Amapá, em 1975. Foto: Reprodução/Arquivo Museu da Rede Amazônica

Além disso, a proposta contemplou a importância da afiliada que fez história como TV Amapá e se tornou Rede Amazônica. Que esteve ativamente presente no cotidiano da população desde 1975 e buscou expandir sua forma de comunicação por rádio, internet, acervos, instalações e atividades jornalísticas, culturais e educativas desenvolvidas pela emissora no âmbito municipal.

Durante a aprovação do PL, foi destacado que a Rede Amazônica se tornou a protagonista na cobertura de eventos históricos, sociais, culturais e políticos, que marcaram a capital como um todo, levando estes acontecimentos aos lares de milhares de famílias.

*Por Isadora Pereira, da Rede Amazônica AP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade