Pipoca em Cena: projeto que ensina importância do cinema chega à 10ª edição; assista o documentário

Criado em 2015 e com mais de 50 curtas produzidos por alunos amazonenses, projeto ganhou documentário para contar sua trajetória.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Quantas vezes você já se imaginou produzindo ou atuando em uma obra cinematográfica? Em Manaus (AM), o projeto Pipoca em Cena realiza essa atividade na prática com adolescente e chegou à sua 10ª edição em 2024.

Criado em 2015 com o objetivo de aproximar a sétima arte de um público que não tinha acesso à esse universo, o projeto ganhou novos ares quando passou a incluir as oficinas, ensinando na prática, todo o processo de criação necessário para essas produções.

O resultado? Mais de 50 curtas roteirizados, filmados e editados por alunos amazonenses no currículo e o crescimento da paixão pelo cinema.

O projeto ‘Pipoca em Cena’ é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e para celebrar a conclusão das oficinas, realiza sessões de exibição das produções dos estudantes com direito a pipoca e refrigerante e ainda exibição de obras da Globo Filmes.

Em 2024, foi realizado em setembro, e contou ainda com o apoio da Polícia Militar do Amazonas; Secretaria de Estado de Educação e Deporto Escolar (SEDUC); e o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC); Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e Governo do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Eco-festival do Peixe-boi de Novo Airão: três décadas lutando pela preservação do peixe-boi

O Ecofestival do Peixe-Boi de Novo Airão foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas. 

Leia também

Publicidade