Pipoca em Cena: projeto que ensina importância do cinema chega à 10ª edição; assista o documentário

Criado em 2015 e com mais de 50 curtas produzidos por alunos amazonenses, projeto ganhou documentário para contar sua trajetória.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Quantas vezes você já se imaginou produzindo ou atuando em uma obra cinematográfica? Em Manaus (AM), o projeto Pipoca em Cena realiza essa atividade na prática com adolescente e chegou à sua 10ª edição em 2024.

Criado em 2015 com o objetivo de aproximar a sétima arte de um público que não tinha acesso à esse universo, o projeto ganhou novos ares quando passou a incluir as oficinas, ensinando na prática, todo o processo de criação necessário para essas produções.

O resultado? Mais de 50 curtas roteirizados, filmados e editados por alunos amazonenses no currículo e o crescimento da paixão pelo cinema.

O projeto ‘Pipoca em Cena’ é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e para celebrar a conclusão das oficinas, realiza sessões de exibição das produções dos estudantes com direito a pipoca e refrigerante e ainda exibição de obras da Globo Filmes.

Em 2024, foi realizado em setembro, e contou ainda com o apoio da Polícia Militar do Amazonas; Secretaria de Estado de Educação e Deporto Escolar (SEDUC); e o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC); Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e Governo do Amazonas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade