A amapaense Wanna Brito segue fazendo história no paradesporto brasileiro. Nesta sexta-feira, 17, a paratleta conquistou a medalha de ouro no lançamento de club F32 (paralisados cerebrais), do Mundial de Atletismo em Kobe no Japão.
O título inédito foi garantido com a quebra do recorde da prova na competição, com a marca de 26,66m, que anteriormente era de 24,45m, da tunisiana Maroua Ibrahmi, registrada em Dubai 2019. Wanna Brito já havia sido medalhista de prata em Paris 2023.
“Deu certo, conseguimos repetir o que a gente estava treinando. No meio da prova, comecei a sentir muito frio e precisei ficar batendo na perna para esquentar. Mas depois consegui me recuperar e fazer o lançamento do ouro. Sou muito grata a tudo. Estou muito emocionada”, completou Wanna, diagnosticada com paralisia cerebral no momento do parto.
Com o resultado o Brasil fechou o primeiro dia de competição com três medalhas as outras duas foram conquistadas com Petrúcio Ferreira, nos 100m da classe T47 (amputados de braço) e com o bronze da paulista Giovanna Boscolo também no lançamento de club.
A paratleta destaque do Amapá, que segue no Mundial do Japão para busca mais uma medalha para o Brasil, na prova do arremesso de peso em sua categoria, conta com apoio do Governo do Estado e integra a Secretaria de Estado do desporto e Lazer (Sedel).
Wanna Brito começou a competir há 4 anos e ascendeu no cenário mundial em Marrocos e Paris, em 2023, onde conquistou as primeiras medalhas internacionais. Além dos treinos físicos, a paratleta recebe acompanhamento psicológico. Apesar de novata, ela demonstra experiência em competições de alto nível e já se tornou um dos principais nomes do país no Mundo.
Mundial de Kobe
O Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico de Kobe, acontece até 25 de maio. A competição estava marcada para 2021, mas por conta da pandemia de Covid-19, o Comitê Paralímpico Internacional adiou o evento para o ano de 2024. A delegação brasileira é composta por um total de 85 pessoas, entre atletas, atletas-guias, comissão técnica e áreas de apoio.
*Com informações do Governo do Amapá