Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Trilhas de games abrem o 30º Festival Internacional de Música do Pará

Trilhas de games abrem o 30º Festival Internacional de Música do Pará
Trilhas de jogos eletrônicos abriram, neste domingo (4), os concertos da 30ª edição do Festival Internacional de Música do Pará, no Theatro da Paz, em Belém. Intitulado "Dragões e Videogame", o espetáculo foi interpretado pela Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, sob a regência do maestro Amilcar Gomes e por alunos do Bacharelado em regência.
Foto: Mácio Ferreira/Agência Pará
No concerto, os músicos da Banda Sinfônica tocaram trilhas de Pokemon, Street Fighter, Super Mario Bros, World Warcraft, Dragonball, entre outros games que movimentam toda uma indústria da tecnologia e cujas trilhas ajudam a contar, por exemplo, histórias em torno de heróis com alma de dragão. "Os alunos tocaram com muita empolgação. É uma honra pra gente abrir o festival e anunciar o que vem durante a semana. Foi um repertório desafiador porque é um universo muito próximo da realidade dos instrumentistas da banda, que são muito jovens", disse Almilcar Gomes, regente titular da Banda.
Foto: Mácio Ferreira/Agência Pará
Os arranjos para as músicas foram feitos pelo compositor paulista João Victor Bota, que veio a Belém ministrar uma oficina sobre transcrição para banda sinfônica durante o festival. "A confecção dos arranjos levou três meses de trabalho. É interessante pensar um concerto com essas músicas porque é uma oportunidade e tanto para quem gosta de jogar os games, de conhecer algo diferente, como uma banda sinfônica, quanto para o público habitual dos concertos, que está acostumado com música clássica e pode ouvir um repertório muito bonito".

A Orquestra Sinfônica Carlos Gomes foi a grande atração da primeira noite do Fimupa. Tendo como regente o maestro André Cardoso e como solista a violinista portuguesa Matilde Loureiro, a Orquestra Sinfônica Carlos Gomes interpretou Villa-Lobos, Mendensohn e fez a estreia mundial de uma música do compositor brasileiro João Guilherme Ripper, que estava na plateia e foi muito aplaudido.

O superintendente da FCG, Paulo José Campos de Melo, abriu o evento falando da importância de realizar o evento, que chega aos 30 anos, e agradecendo ao Governo do Pará, aos patrocinadores e às instituições culturais portuguesas que propiciaram a vinda de grupos musicais do País para participar do evento em Belém.

"Este é talvez o festival com menor orçamento desde 2012, mesmo assim será rico em diversidade, com grandes atrações. Temos aqui durante essa semana instrumentistas ganhadores de prêmios Grammy, seis orquestras e grandes nomes da música nacional e internacional, além de compositores residentes do Brasil e de Portugal".

A programação desta segunda inicia com concerto de canto gregoriano na Sala Ettore Bosio. Todos os concertos que serão realizados no auditório do IECG, às 12h30, serão transmitidos ao vivo pelo www.protv.pa.gov.br. A programação completa do Fimupa 2017 está em fimupa.com.br.

Veja mais notícias sobre Música.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/