Mulheres são protagonistas de projeto dedicado à palhaçaria

Programação virtual terá exibição de espetáculos, oficina e seminário internacional

O projeto “Maloc@ – Palhaçaria Feminina” traz o protagonismo das mulheres no mundo da palhaçaria e volta a ter destaque em Manaus com o projeto que será realizado entre os dias 1º e 10 de dezembro, em formato totalmente virtual e gratuito. A programação conta com oficina, exibição de espetáculos locais e nacionais, além de um seminário internacional com grandes nomes dessa linguagem artística. As inscrições devem ser realizadas pelo link https://bit.ly/malocaAM.

Idealizadora do projeto, a atriz e produtora cultural Ana Oliveira afirma que a palhaçaria feminina vem ganhando e reafirmando cada vez mais o seu espaço. “Por muito tempo, nossas referências eram masculinas e europeias dentro das artes, principalmente do circo. O ‘Maloc@ – Palhaçaria Feminina’ vem para expandir esses horizontes e fronteiras para um diálogo mais amplo e inclusivo sobre essa arte milenar”, diz.

“Traremos toda a potência de ser mulher palhaça pelo mundo, com palhaças de diferentes pontos do globo, partilhando sua trajetória e pesquisa. Assim, as novas gerações podem conhecer e se inspirar em referências femininas que estão transformando os códigos de humor contemporâneo”, explica Ana Oliveira.

A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, por meio do Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc. Um dos destaques da programação é o seminário internacional com a participação das artistas Gardi Hutter (Suíça), Darina Robles (México), Peta Lily (UK), Cibele Mateus (Brasil) e Sue Morrison (Canadá).

Foto: Divulgação

 ESPETÁCULOS

A agenda de espetáculos começa no dia 1º de dezembro com a apresentação de “O Estupendo Circo di SóLadies” (SP), em que três palhaças decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo, cansadas dos desmandos dos patrões. A obra será performada ao vivo pelo Youtube da FitaCrepe Filmes e Artes Cênicas.

De 03 a 05 de dezembro, acontece a Mostra Selma Bustamante, com espetáculos produzidos em Manaus: “Imundo de Sofia”, sobre uma faxineira palhaça que vive a dureza da realidade de um trabalho pesado; “Interditado”, que traz reflexões a respeito do lixo de forma lúdica e cômica; e “Preciso Falar”, estrelado por uma palhaça negra e resistente. Estas exibições serão pela plataforma Zoom.

OFICINA

O projeto também conta com a oficina “Palhaçaria Online”, ministrada pelas integrantes do grupo Circo di SóLadies (SP), por meio do Zoom. Serão quatro aulas virtuais, entre os dias 06 e 09 de dezembro, das 19h às 21h, que vão proporcionar uma conexão com a palhaça interior de cada participante, a partir de uma pedagogia inspirada em teorias feministas.

No dia 10, as participantes da oficina apresentam, ainda, mais uma edição do “ClownBARÉ”, inspirado nos cabarés circenses. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas até o dia 03 de dezembro pelo link https://bit.ly/malocaAM.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade