Moeda de 1773 e louças europeias são encontradas durante escavação em Macapá

Segundo pesquisadores, moeda encontrada é dois anos mais antiga que a anterior achada em janeiro deste ano.

Os estudos estão entrando na reta final da primeira etapa da pesquisa onde fica propriamente a construção da casa. Foto: Jhon Martins/GEA

Durante nova escavação nas obras de reforma da antiga Residência do Governo do Amapá, no Centro da capital, arqueólogos encontraram uma moeda do ano de 1773, além de novos artefatos históricos.

Anteriormente, os pesquisadores encontraram uma moeda 20 réis do ano de 1775, nova descoberta remete ao ano de 1773. Além da moeda, louças europeias importadas e cachimbos fazem parte do acervo encontrado.

Leia também: Moeda de 1775 é encontrada por arqueólogos durante obra em Macapá

Segundo os estudos, as louças europeias achadas tem origem de Portugal e Inglaterra dos séculos 18 e 19. Os objetos são de faianças, louças de cerâmica, barro, argila ou pó de pedra. Os pesquisadores também identificaram cachimbos de fabricação inglesa e holandesa do período de 1751 a 1840.

Os itens encontrados serão encaminhados ao Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá (Cepap) da Unifap para serem analisados e registrados.

As descobertas são anteriores ao fim das obras da Fortaleza de São José de Macapá e da criação da política cambial brasileira, que só começou em 1808. A pesquisa aponta que mesmo antes da presença dos portugueses, comunidade dos povos indígenas já habitavam a região.

Segundo pesquisadores, os achados são as maiores coleções de cachimbos e louças europeias associadas ao período de escravidão na Amazônia, resultado da escavação de um sítio arqueológico histórico no estado.

“Isso revela que existe um centro histórico invisível em Macapá e talvez não se tenha uma coleção dessa na Amazônia, com esses cachimbos de fabricação holandesa e inglesa que ampliam o patrimônio e o acervo histórico e cultural”, explicou Kleber Souza, arqueólogo e coordenador dos estudos.

Os estudos estão entrando na reta final da primeira etapa da pesquisa onde fica a construção da casa, para em seguida iniciarem as escavações em outras áreas. Uma empresa contratada pelo Governo do estado é a responsável por fazer a escavação em diversos pontos ao redor da residência.

No primeiro achado, foram encontrados mais de 30 itens dos séculos 17 e 18, como anéis, ossos de animais e cachimbos de origem holandesa.

Leia também: ‘Casa do Governador’ vai ser transformada em ponto turístico no Amapá

A obra continua, seguindo as normas de preservação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), enquanto a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) estão concentrados os trabalhos na finalização da estrutura da cobertura de forro e na aplicação da estrutura de madeira.

*Por Francisco Pinheiro, estagiário sob supervisão de Rafael Aleixo, da Rede Amazônica AP

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

RG Animal: e se o SinPatinhas fosse para animais da Amazônia? Veja como seria

O Governo Federal lançou o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos com foco em cães e gatos. Saiba como realizar o registro:

Leia também

Publicidade